A Mamoplastia de Redução é uma intervenção cirúrgica que consiste na redução do volume da mama, para que esta fique com uma forma e volume mais adequado e mais confortável.
Está indicada no caso de ter queixas de volume mamário exagerado e uma mama descaída. Com esta cirurgia pode alcançar a redução do tamanho da mama e uma forma mais jovem e atraente.
O excesso de volume das mamas, para além de dificultar a sua vida diária, pode também provocar dores nas mesmas, nos ombros, na região cervical ou nas costas. Uma redução do volume minimiza estes problemas, melhora a postura e ajuda a melhorar a aparência geral e a autoconfiança.
Existem uma série de técnicas descritas na medicina para a redução da mama, mas, de uma maneira geral, é feita a excisão de tecido mamário, gorduroso e pele de uma determinada região da mama e, em seguida, é feita a remodelação da forma natural. A evolução das técnicas para mamoplastia de redução tem sido notória ao longo dos anos, permitindo intervenções que garantam uma abordagem o mais fisiológica possível, preservando a sensibilidade, vascularização e os ductos galactóforos que permitem o normal processo de amamentação.
A extensão e o formato da cicatriz variam consoante os casos. Elas variam de uma discreta cicatriz periareolar até uma maior, em formato de T invertido (ou cicatriz em “âncora”) – que se inicia ao redor da aréola e se complementa com uma linha vertical e outra horizontal. Quanto menor for a mama, menor será a cicatriz. Em muitos casos de redução moderada e em que a pele é elástica, pode ser utilizada a técnica de cicatriz vertical – consiste na cicatriz periareolar e numa vertical, inferiormente, sem a cicatriz horizontal. Pode contar com todos os esforços do nosso cirurgião plástico para que a cicatriz adquira o menor tamanho e fique o mais impercetível possível.
A idade ideal para realização desta cirurgia é aproximadamente a partir dos 17 anos, altura em que o desenvolvimento da mama já está completo. A exceção é quando a mama se encontra formada antes dos 17 anos e acontece caso haja prejuízo funcional, como dor nas costas ou desvio da postura, ou desenvolvimento acelerado da mama.