Quando a nutrição e o exercício físico se complementam
Quando a nutrição e o exercício físico se complementam

A nutrição desportiva é fundamental para quem pratica exercício físico.Os benefícios de uma vida ativa são inegáveis, mas o que nem toda a gente tem em consideração é o facto de a alimentação ter um papel fundamental no equilíbrio e saúde do corpo. Para além disso, sejam quais forem os objetivos de quem pratica desporto, apenas 20% dos resultados estão relacionados com o exercício. Os restantes 80% são da responsabilidade da nutrição.

Tendo a nutrição um papel tão central, torna-se extremamente importante que haja um planeamento alimentar correto, dando particular importância aos momentos pré e pós-treino.

VER MAIS

A dificuldade em alcançar os objetivos, mesmo com a prática de exercício físico – sejam eles perder massa gorda, ganhar massa muscular ou tonificar o corpo –, pode dever-se ao facto de não dar a devida importância à nutrição. Para além dos objetivos a alcançar, o próprio rendimento desportivo poderá ficar comprometido, caso não faça uma dieta adequada.

Uma consulta de nutrição desportiva permite-lhe obter um planeamento alimentar apropriado, definindo quando e o que deverá comer, com base no objetivo pessoal, no tipo de modalidade desportiva e na frequência e duração dos treinos.
O acompanhamento de um nutricionista também assume um papel relevante ao desmistificar ou simplificar algumas informações que hoje em dia circulam facilmente em meios como a internet.

Por fim, caso considere relevante, o nutricionista poderá recomendar suplementos que, pela variedade que existe no mercado, também pode representar uma escolha difícil.

Os melhores especialistas
para o seu tratamento

“A forma como nos alimentamos representa a forma como nos tratamos a nós mesmos. Mais do que uma alimentação saudável considero que devemos ter uma alimentação funcional.” Dra. Susana Barros – Nutricionista

venha Conhecer-me
PERGUNTAS FREQUENTES
Deve tomar-se suplementos alimentares para aumentar o peso?

Em alguns casos, os suplementos alimentares podem contribuir para o aumento da massa muscular ou perda de massa gorda. No entanto, esse recurso deve ser feito apenas com acompanhamento do médico ou de um nutricionista, e com cautela. É importante não consumir nenhum suplemento sem consulta de um profissional.

O plano de nutrição desportiva apresentado pelo nutricionista é padronizado?

Na clínica MyMoment apresentamos aos nossos pacientes as soluções mais adequadas às suas necessidades. Oferecemos soluções personalizadas, adaptadas ao seu estilo de vida e preferências alimentares. O cumprimento dos seus objetivos são o nosso principal foco.

As refeições pré e pós-treino são iguais para todas as práticas desportivas?

Não. O tipo de treino, a frequência e a duração determinam refeições pré e pós-treino específicas. Uma pessoa que tenha como objetivo perder peso ou massa gorda terá uma prescrição alimentar diferente de uma pessoa que queira aumentar a massa muscular. Da mesma forma, praticantes de exercício físico aeróbico terão indicações diferentes de praticantes de exercícios de força. A personalização do plano alimentar é fundamental para que os resultados sejam otimizados.

Crédito até 24 Meses 0% juros.
Exemplo para um financiamento de 3600€ a 24 meses, com mensalidade de 150€

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

No blog MyMoment