A mama é um símbolo de feminilidade, motivo pelo qual, é natural que qualquer mulher que se sinta menos confortável com esta zona do corpo, sinta a sua feminilidade afetada. Como solução para esta problemática surge a mastopexia (levantamento do peito), ou lifting mamário, que é uma cirurgia que permite conferir volume, melhorar a forma e remover o excesso de pele da mama, permitindo que esta adquira um aspeto mais rejuvenescido.
Muitas mulheres, especialmente após o parto e processo de amamentação, vêm a sua autoestima abalada, pelo aspeto que os seus seios adquirem, pois as mamas, após a puberdade, são mais firmes, devido à quantidade de glândula. Com o passar do tempo há uma diminuição da quantidade de glândula, aumento da gordura e tendência para ptose (queda da mama, flacidez). Um dos fatores que mais influencia e acelera a ptose mamária é a gravidez ou as perdas acentuadas de peso.
A Mamoplastia de aumento simples não permite reduzir o excesso de pele, caso exista. Nestes casos, a cirurgia plástica mais indicada é a Mastopexia, que tem por objetivo redefinir a forma da mama e dar-lhe, de novo, firmeza,suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existentes. A Mastopexia é, desta forma, a cirurgia que lhe permite elevar a mama e dar-lhe uma forma mais harmoniosa.
É possível fazer o despiste da necessidade da mastopexia através do “teste do lápis”. Este teste é eficaz a detetar a presença de ptose, consistindo em colocar um lápis por baixo do sulco da mama, se ele não cair, significa que poderá beneficiar de uma mastopexia.