Combater o Excesso de Peso
Combater o Excesso de Peso
Excesso de Peso
Aumento
dos glúteos
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, se não forem tomadas as medidas necessárias, em 2025, “50% da população mundial será obesa”. E a verdade é que ninguém gosta de sentir que tem excesso de peso.

Na clínica MyMoment, temos uma abordagem integrada, porque o excesso de peso pode ter mais do que um motivo. Assim, pode ser necessário considerar apenas uma ou várias abordagens. Portanto, quando alguém chega até nós com o objetivo de combater o excesso de peso, há 2 hipóteses: a nutrição ou o anti-aging.

Quando o paciente nunca teve grandes cuidados ou tomou iniciativas para combater o excesso de peso — como dietas alimentares ou a prática de exercício físico —, a primeira consulta poderá ser a de nutrição. Quando, por outro lado, já houve um esforço para emagrecer, ou quando apresenta um sintoma específico que o justifique, o paciente é encaminhado para o anti-aging. Depois, caso as nossas profissionais verifiquem que há essa necessidade, poderá haver consultas de outras especialidades disponíveis na clínica.

Quando o problema é nutricional (o que acontece frequentemente!), podemos afirmar que a quantidade de calorias ingeridas é superior às despendidas. Ou seja, a pessoa come mais do que o seu corpo “gasta”. Consequentemente, este armazena o excedente em forma de gordura e o peso aumenta. Mas, dada a complexidade do nosso organismo, uma dieta restrita em calorias e gorduras não é, na maior parte das vezes, suficiente para emagrecer.

VER MAIS

Do ponto de vista do anti-aging, pode haver alguma deficiência hormonal que justifique a dificuldade em perder ou até estabilizar o peso, como:
● Resistência à insulina ou à leptina;
● Aumento do cortisol;
● Hipotiroidismo;
● Défice de estrogénio e progesterona.

Por vezes, pode ser necessário envolver as duas especialidades — nutrição e anti-aging. Nem sempre a solução passa apenas pela reposição hormonal ou por um plano alimentar e a prática de exercício físico. Há situações em que é preciso aliar estes ou outros recursos das duas especialidades, para que os resultados sejam efetivos.

Em situações mais extremas, pode ser preciso lidar com as consequências da redução de peso. Assim, a cirurgia acaba por ser uma das soluções envolvidas no plano de tratamento, sendo frequente a realização de abdominoplastia, redução mamária, mastopexia e lipoaspiração. Estas cirurgias justificam-se porque, mesmo que não seja realizada a lipoaspiração — para a extração de gordura —, quando alguém perde muito peso, a pele pode não ter a capacidade de acompanhar esta transformação, ficando descaída.

O excesso de peso também pode ter consequências dermatológicas, como a acantose nigricans (manchas escuras, sobretudo nas axilas). E mesmo quando se perde peso, através de uma restrição alimentar severa, pode surgir a xerose (secura da pele ou dos olhos), queda de cabelo ou fragilidade ungueal (unhas fracas).

Cada caso é um caso e, sempre que se justifique, envolvemos os médicos necessários para que, através dos procedimentos e acompanhamento adequados, o resultado seja aquele que o paciente procura. E, quando o plano de tratamento envolve várias especialidades, também o custo desse plano revela benefícios. Marque uma consulta na nossa clínica para perceber como o podemos ajudar a perder, efetivamente e de forma saudável, o excesso de peso.

 

 

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES
Deixando de ter excesso de peso, é preciso continuar a ter algum cuidado específico?

Sim, depois de atingir os objetivos, é importante manter comportamentos que não comprometam os resultados obtidos. Por exemplo, do ponto de vista nutricional e do anti-aging (mesmo depois de uma transformação cirúrgica), é importante que se encontre um equilíbrio na vida diária, através de uma mudança de comportamento alimentar e uma gestão saudável do stress, não esquecendo o exercício físico.

Quanto tempo demora o processo da perda de peso?

Cada corpo reage a determinado tratamento e/ou estímulo duma forma específica. Também por isso, os planos de tratamento são personalizados e adequados a cada caso. Assim, não é possível definir um período de tempo para se alcançar os objetivos, porque tudo vai depender de como o organismo reaja, dos objetivos a alcançar e ainda do empenho do paciente.

Combater o Excesso de Peso
ALEXANDRA FERNANDES / ATRIZ

Já frequento a clínica há alguns anos e já experimentei variados tratamentos.

Crédito até 24 Meses 0% juros.
Exemplo para um financiamento de 3600€ a 24 meses, com mensalidade de 150€

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

No blog MyMoment