Acabe com as estrias
Acabe com as estrias
TRATAMENTOS MÉDICOS

As estrias são lesões na pele. Na sua fase inicial aparentam uma cor avermelhada, devido à inflamação. Com o tempo e o processo natural de remodelação dos vasos e dos tecidos, as estrias vão desvanecendo até à fibrose (e cicatrização), ganhando a cor branca. É possível que tenham relevo e que causem alguma comichão.

As fibras de colagénio e elastina estão presentes na pele e são estas que lhe conferem a possibilidade de esticar. No entanto, essa flexibilidade tem um limite e, sempre que a pele é distendida de uma forma rápida e exagerada, surgem as estrias.

As estrias podem ser causadas por alterações hormonais ou pela rápida mudança de peso. Não representam nenhum risco para a saúde mas, para algumas pessoas, afetam negativamente a sua autoestima.

VER MAIS

As estrias são muito comuns, em certas circunstâncias:

  • Aumento ou perda de peso;
  • Picos de crescimento na adolescência;
  • Gravidez (a que se associa níveis elevados de estrogénios);
  • Síndrome de Cushing ou consumo de corticóides sistémicos (a que se associam níveis elevados de cortisol)

Apesar de estarem mais relacionadas com o corpo feminino adulto, a verdade é que também afetam homens, adolescentes e crianças.

As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas tendem a surgir onde há maior acumulação de gordura, como a barriga (zona abdominal), mamas, nádegas, anca, coxas, costas e braços.

Infelizmente, as estrias não têm cura. Porém, existem tratamentos que ajudam a atenuar a sua aparência, tais como os LASERs Er:YAG e Nd:YAG. O ideal é que o tratamento seja realizado quando a lesão ainda está na sua fase inicial inflamatória — estrias vermelhas — pois, ainda existe o processo de remodelação vascular e tecidual, o que permite obter melhores resultados.

Por outro lado, o microneedling (ou microagulhamento) e os peelings podem ser alternativas estéticas igualmente não invasivas. O microneedling provoca a formação de fibras cutâneas e é mais indicado para casos de estrias brancas. O peeling recorre ao químico para provocar o processo de renovação da pele e poderá ser adequado tanto para moderar a fase inflamatória — estrias ainda vermelhas — como para promover a renovação da pele numa estria branca.

Os melhores especialistas
para o seu tratamento

“Mais do que um sinal de beleza, uma pele jovem e rejuvenescida é o espelho de bem-estar interno e equilíbrio. É neste sentido que acredito que os cuidados e tratamentos cutâneos vão além do tratamento de patologias. ” Dra. Sofia Borges – Médica Dermatologista

venha Conhecer-me
PERGUNTAS FREQUENTES
É possível prevenir o aparecimento de estrias?

As estrias nem sempre podem ser evitadas, no entanto, manter a pele hidratada, fazer uma dieta equilibrada e praticar exercício físico com regularidade, são alguns dos fatores que podem prevenir o seu surgimento.

Quem tem maior risco de as desenvolver?

Todas as pessoas têm a possibilidade de desenvolver estrias, contudo podem ser mais vulneráveis quem tem níveis hormonais extremos — como as grávidas — ou pessoas com histórico familiar.

É possível eliminar as estrias para sempre?

Infelizmente, a maioria das estrias não pode ser totalmente removida. No entanto, podem ser atenuadas. Marque uma consulta de avaliação de dermatologia.

Qual é a diferença entre as estrias vermelhas e as brancas?

As estrias vermelhas são as mais recentes e, também, as mais fáceis de tratar. As estrias brancas são mais antigas e já cicatrizadas.

Crédito até 24 Meses 0% juros.
Exemplo para um financiamento de 3600€ a 24 meses, com mensalidade de 150€