Correção de
deformidades no queixo
A rinomodelação é uma técnica para melhorar a forma do seu nariz
TRATAMENTOS
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
  • Correção de moderadas deformidades nasais, congénitas e adquiridas, de forma rápida e sem necessidade de cirurgia.
  • Duração aproximada do tratamento: 15 minutos
  • Resultados visíveis ao fim de: Imediato
  • Quando tempo dura o resultado: 1 a 2 anos

As caraterísticas genéticas (familiares ou raciais) determinam, no essencial, a forma do queixo ou mento. Contudo, a mesma também pode ser alterada por traumatismos ou fraturas, que causam deformidades, e que podem ser corrigidas através da mentoplastia.

A mentoplastia é a cirurgia plástica que permite corrigir as deformidades na zona do queixo ou mento. Por norma, são os pacientes que se inserem na segunda a quarta década de vida, aqueles os que mais procuram a mentoplastia.

O equilíbrio dos vários elementos faciais determina a beleza e harmonia da face, e a mentoplastia é uma das cirurgias faciais que poderá auxiliar na busca desse equilíbrio e corrigir o hipodesenvolvimento do queixo com a inclusão de próteses ou com a alteração da estrutura óssea do mento.

VER MAIS

O queixo assume uma função importante, pois pode ser mais ou menos largo, estar mais para a frente ou para trás, assim como ter outras características morfológicas que influenciam a beleza da nossa face.

Há basicamente dois tipos de mentoplastia de aumento: um envolve o avanço do próprio osso do queixo e o outro acarreta o uso de um implante. No primeiro caso, uma incisão é feita dentro da boca e a parte inferior do osso é avançada, de acordo com a necessidade. A incisão é fechada com alguns pontos e é aplicado um curativo externo. No segundo caso, é realizada uma incisão dentro da boca ou externamente, abaixo do mento, onde o implante (de tamanho adequado) é introduzido. A incisão é fechada com alguns pontos sendo aplicado um curativo externo.

Em geral, a cicatriz localiza-se dentro da boca e identifica-se o arco mandibular (queixo). Esta cirurgia (mentoplastia) é, muitas vezes, associada a outra cirurgia da face, como por exemplo, a rinoplastia (plástica do nariz), de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz e é fundamental que a face tenha um equilíbrio harmonioso. Só assim o paciente se sentirá melhor com a sua aparência.

Nesta cirurgia, a anestesia a ser administrada poderá ser geral ou local com sedação consoante a decisão da equipa médica que o irá acompanhar e que escolherá a melhor opção de acordo com as características do caso em si.

A mentoplastia também pode ser associada à ritidoplastia (lifting facial).

O tempo da intervenção será compatível com a técnica seleccionada e o tipo de procedimento proposto, sendo que o paciente poderá ter alta no mesmo dia.

Por vezes, os pacientes têm expectativas de uma grande transformação, desconsiderando as próprias limitações do seu corpo e da ciência. Na consulta médica, serão analisadas as condições do seu queixo, tais como, elasticidade da pele, depressões pré existentes ou assimetrias, que possam alterar o resultado final. O cirurgião plástico da clínica MyMoment irá fazer uma avaliação cuidadosa, para evitar futuros transtornos e explicar os limites e os alcances desta cirurgia. 

Crisalix – Simulação 3D

Faça a simulação do antes e depois com a nova CRISALIX

Projecte os resultados em 3D da sua correção do queixo, antes de esta ser feita. A previsão do resultado é feita em consulta médica — que pode ser presencial ou online.

Para inserir as imagens, só precisa de fazer o login na app Crisalix, através deste acesso exclusivo da MyMoment.

Depois, na consulta com um dos nossos cirurgiões, todas as transformações podem ser discutidas com maior precisão!

saber mais

Os melhores especialistas
para o seu tratamento

A qualidade e a segurança em procedimentos de
cirurgia plástica e de medicina estética é definida pela sua equipa médica.
Marque uma consulta e  conheça os nossos cirurgiões plásticos, que
trabalham em equipa há mais de 10 anos.

Saber Mais

 

 

 

 

Antes & Depois

Otoplastia – 12 meses pós-operatório
homem de 41 anos com orelhas em abdução ou aladas

PERGUNTAS FREQUENTES
Quem procura este procedimento e a quem se recomenda?

Recomenda-se a todos os homens e mulheres que apresentem um desequilíbrio da face e que pretendam retroposicionar, avançar, encurtar ou alongar o queixo (mento), corrigir desvios ou alterar a forma.

A partir de que idade é recomendado fazer esta cirurgia?

Esta cirurgia deve apenas ser feito a partir do período da adolescência, no caso das mulheres, 2-3 anos após a primeira menstruação. Com exceção de casos de traumatismo ou malformações congénitas, casos esses em que o timing da cirurgia poderá ser adaptado. Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer se o paciente está em boas condições para submeter-se a um procedimento anestésico e cirúrgico.

São necessários cuidados especiais antes da realização da Mentoplastia?

É necessária uma análise detalhada dos casos com recurso a fotografias, Raio-X e eventualmente uma TAC.

Quais as contraindicações do mesmo? Há algum paciente que não possa submeter-se a uma Mentoplastia?

Cada caso deverá ser avaliado individualmente pelo cirurgião plástico. Na análise dos casos, há que ter em conta vários aspectos, nomeadamente a oclusão dentária e o equilíbrio da face.

É necessário internamento?

Habitualmente não, mas pode ser recomendável um dia de internamento.

Quando se notam os primeiros resultados?

Os resultados são imediatos. No entanto, tornam-se mais evidentes após eliminação do edema e equimoses.

Com que periodicidade deverão ser as consultas nos primeiros meses após a cirurgia e por que motivo?

Uma semana após a cirurgia, é marcada uma consulta, bem como seis meses depois para confirmar a boa evolução do paciente. Os curativos e as contenções são locais e a retirada dos pontos será marcada com antecedência, de acordo com a intervenção realizada. Ao seguir as sugestões pós-operatórias bem como toda a medicação prescrita, o período de recuperação será mais rápido e o resultado cirúrgico bastante melhor. Em caso de existência de dor, a mesma será ultrapassada com o recurso a analgésicos prescritos pelo seu médico assistente.

Quando é que o paciente pode retomar as suas actividades (profissionais, sociais e prática de exercício físico)?

As actividades de vida diária podem ser retomadas dois a três dias após a cirurgia. A prática de exercício físico deve acontecer duas a três semanas depois.

Quais os riscos e complicações associados?

Raramente uma cirurgia de mentoplastia está associada a complicações. Isto deve-se ao facto de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ser uma cirurgia relativamente simples.

ALEXANDRA FERNANDES / ATRIZ

Já frequento a clínica há alguns anos e já experimentei variados tratamentos.

Cuidados pré-cirúrgicos

É importante que programar a vida diária e social respeitando os cuidados necessários para a realização da cirurgia. O paciente deverá apresentar boas condições de saúde para realizar a intervenção.

Após prévia avaliação, serão solicitados ao paciente, exames laboratoriais, cardiológicos, urológicos e outros, caso necessário. Serão também tiradas fotografias para o estudo e planeamento cirúrgico personalizado, que integrarão o prontuário médico. O cirurgião deverá ser informado sobre os medicamentos que o paciente toma, como por exemplo, antidepressivos, anti-hemorrágicos, anti-inflamatórios, anticoagulantes e diuréticos, uma vez que devem ser suspensos com a antecedência estipulada pelo cirurgião plástico.

Gripes, indisposições ou antecipação da menstruação deverão ser devidamente comunicados à equipa antes da realização da cirurgia. Os fumadores devem deixar de fumar antes e após a cirurgia devido aos malefícios causados pelo fumo no organismo, dificultando a circulação e a cicatrização. O seu médico definirá o tempo de abstinência tabágica.

Num mínimo de oito horas anteriores ao procedimento, deve ficar em jejum completo (sólidos e líquidos). Na véspera, deve evitar alimentos ricos em gordura e bebidas alcoólicas.

O tempo de cirurgia, a anestesia a ser utilizada e todo o tipo de informações que deseje adquirir ser-lhe-ão indicados pelo cirurgião da clínica MyMoment.

Cuidados pós-cirúrgicos

No mesmo dia da cirurgia deve manter repouso relativo, podendo caminhar, se necessário, estar bem acordado e devidamente acompanhado de alguém.

Pode ocorrer algum inchaço (edema) que tenderá a desaparecer com o passar dos dias. Recomenda-se a utilização de compressas geladas locais e manter a cabeça discretamente elevada sempre que esteja deitado.

Nas primeiras noites, deve dormir com a cabeça discretamente elevada na almofada e manter-se com a face voltada para cima.

A alimentação não requer nenhum cuidado especial ainda que nos primeiros dias seja conveniente dar preferência a alimentos mais macios e frios. Estão contraindicadas refeições quentes nos primeiros dias após a cirurgia. Pode ocorrer uma certa dificuldade para mastigar e escovar os dentes na primeira e eventualmente segunda semana, acompanhada por uma diminuição da sensibilidade local.

Dependendo da necessidade de cicatrização de cada paciente, poderão ser sugeridas algumas pomadas e sessões de drenagem linfática.

A cicatrização completa o seu processo final após 12 meses. As manchas provocadas serão reabsorvidas, o inchaço diminui progressivamente e os primeiros resultados ocorrem após um mês. A exposição solar ou a lugares muito quentes não é recomendada até ao terceiro mês para que toda a sua cicatriz bem como toda a região trabalhada não adquira um aspecto “escuro”, conhecido por hipercromia.

A sua fisionomia não deverá alterar muito. Apenas haverá um melhor equilíbrio da mesma mas as suas características individuais serão mantidas.

A equipa da clínica MyMoment está preparada para prevenir quaisquer riscos ou complicações pós cirúrgicos bem como para o acompanhar durante todo o processo, para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam antes ou após a cirurgia.

Crédito até 24 Meses 0% juros.
Exemplo para um financiamento de 3600€ a 24 meses, com mensalidade de 150€

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

No blog MyMoment