Tudo o que queria saber sobre otoplastia e nunca teve coragem de perguntar

senhora com complexos requer otoplastia

A otoplastia é a cirurgia que corrige as deformidades nas orelhas e, por isso, é muitas vezes fulcral para a auto-estima e confiança de quem não se sente contente com a sua fisionomia. Os complexos podem ser fraturantes e impactar imenso a vida quotidiana e as interações sociais. No caso das orelhas, isto é ainda mais relevante, porque é o “cartão de visita que mostramos ao mundo”.

As deformidades nas orelhas afetam cerca de 5% da população e estão muitas vezes associadas a uma componente genética, manifestando-se geralmente até ao 3º mês de vida. Caso estas malformações não sejam corrigidas, irão manter-se ao longo da vida. Não estando associadas a nenhuma patologia ao nível auditivo, mas podem condicionar a qualidade de vida desde tenra idade. Felizmente, existem soluções que podem resolver as chamadas “orelhas de abano”, como a otoplastia.

A otoplastia é uma cirurgia que vai então permitir a correção das orelhas grandes, que formam geralmente um ângulo com a cabeça maior que o normal, parecendo mais afastadas e proeminentes. Nestes casos, a “prega anti-hélice” está também ausente, tendo as orelhas um aspeto liso. Esta correção pode ser realizada a partir dos 5 anos de idade.

A cirurgia realiza-se por trás das orelhas deixando marcas praticamente invisíveis, durando cerca de 45 a 60 minutos com anestesia local ou geral, dependendo dos casos. Todo o processo é praticamente indolor e o resultado é uma orelha mais harmoniosa e simétrica. Após a cirurgia será necessário utilizar uma banda de compressão elástica durante 3 a 4 semanas e evitar exercício físico intenso. Os resultados são definitivos e pode voltar à rotina habitual ao fim de uma semana.

Em resumo: com marcas pouco visíveis, praticamente indolor e de rápida recuperação, esta é uma solução definitiva para melhorar a forma, posição e proporção das orelhas.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA