Todas as dicas para uma recuperação rápida após cirurgia de mamoplastia

mulher precisa de recuperação após mamoplastia

Quer seja de aumento, quer de redução, após a mamoplastia são necessários alguns cuidados e adaptações na sua rotina.

A cirurgia de mamoplastia é atualmente um procedimento simples e rápido de efetuar, envolvendo poucos riscos. A recuperação será tão rápida como os cuidados que tomar e, por isso, deve
seguir rigorosamente as indicações que o cirurgião fornecer.

Apesar de poder regressar a casa logo após a cirurgia, certifique-se que alguém a acompanha, pelo menos, na noite seguinte. Nos dias seguintes à cirurgia, é natural que sinta algum cansaço. Deverá obedecer às “vontades” do seu corpo durante este período e descansar bastante, bebendo muita água também. É natural que tenha algum inchaço na região das mamas e em redor, bem como algum hematoma, que desaparecerá decorridos aproximadamente dez dias.

Durante este período, deve restringir a sua atividade física ao mínimo possível: não levante pesos, não transporte crianças ao colo, não levante sacos de compras, nem conduza. Nos primeiros dias, é também natural que sinta alguma dificuldade a elevar os braços, pelo que deverá pedir ajuda para completar as tarefas diárias, sempre que sentir dor.

Em qualquer recuperação pós-operatória, respeite sempre a dor no seu corpo, pois é a sua forma de a avisar que está a fazer movimentos exagerados.

Decorridos cinco dias após a cirurgia, é importante iniciar um protocolo de drenagens linfáticas, de forma a diminuir o inchaço e a inflamação no local, prevenindo fibroses. Os pontos são habitualmente removidos 5 a 8 dias após a cirurgia.

Quanto à posição a dormir, deverá deitar-se de barriga para cima, com a cabeça ligeiramente elevada, certificando-se que o pescoço se encontra bem apoiado, de forma a evitar desconfortos desnecessários nas 48 horas seguintes à cirurgia. Nas 2 a 3 semanas seguintes, poderá dormir de lado sempre que não seja desconfortável. Durante a primeira semana é conveniente fazer aplicação de gelo local conforme indicações do cirurgião.

Adicionalmente, deverá investir num soutien de suporte pós cirúrgico, pois este é também essencial para a sua recuperação.

Após algumas semanas de recuperação, verá os resultados finais da cirurgia, que são duradouros. Siga sempre todas as recomendações dadas pela equipa médica e verá que a recuperação da mamoplastia acontecerá ainda mais rapidamente.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA