O Mommy Makeover® da Fátima, na SIC

Quem acompanha os casos do Mommy Makeover®, que levamos a’O Programa da Cristina, na SIC, sabe que as mudanças nos corpos das nossas pacientes são profundas e verdadeiramente transformadoras. Recorda-se dos casos da Sílvia ou da Mónica? Agora, chegou a vez da Fátima!

A Fátima tem 48 anos e foi mãe da Maria há 15, o que deixou as suas marcas. Tem dificuldade em cumprir com as dietas, motivo pelo qual era fã de túnicas… já que estas escondiam o seu corpo. Como se isso não bastasse, levantava-se durante a noite para comer! Até fazer o Mommy Makeover®, nunca tinha tido aconselhamento profissional.

A preparação para o Mommy Makeover®

O Mommy Makeover® da Fátima teve algumas dificuldades extra: por ser fumadora, corria um risco muito elevado de ter problemas com a cicatrização e necrose da pele; e o seu Índice de Massa Corporal (IMC) ultrapassava ligeiramente o limite aconselhado para ser operada. Mas tanto um entrave como o outro foram ultrapassados.

A Fátima comprometeu-se a deixar de fumar nas semanas antes e depois da cirurgia, promessa que cumpriu e que mantém até hoje, o que beneficiou a sua saúde.

Quanto ao IMC, a Fátima também assumiu a missão de perder 2 kg até à data da cirurgia. Mais uma vez, cumpriu com este requisito, o que pode ser particularmente difícil para alguém que tenha acabado de deixar de fumar, uma vez que é normal que se aumente de peso numa primeira fase, quando se abdica do tabaco.

O limite do IMC aceite, para que se possa realizar uma cirurgia desta dimensão, é de 28 kg/m², e os nossos médicos tentam sempre que estes valores sejam, se possível, ainda mais baixos. No caso da Fátima, o seu IMC era de, aproximadamente, 28,1 kg/m², daí a necessidade de perder os tais 2 kg.

A estratégia dos nossos cirurgiões

A Fátima tinha a mama média-grande e grau IV de ptose mamária (mama bastante descaída) e uma aréola larga. A gordura localizada encontrava-se na região abdominal (que era globosa, ou seja, a sua forma fazia lembrar um globo), nos flancos e ainda no dorso, onde apresentava uma prega acentuada, que delimitava essas zonas de adiposidade. As nádegas tinham depressões laterais, que consistem em irregularidades, onde seria expetável que estas tivessem uma forma mais arredondada. Também as coxas apresentavam alguma gordura localizada ligeira.

Como pode imaginar, a nossa dupla de cirurgiões — Dr. Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria — teve que planear os vários passos da cirurgia com muita atenção, para garantir que tudo corria bem e que a Fátima ficaria satisfeita com o seu Mommy Makeover®!

Assim, foi feita uma lipoabdominoplastia com plicatura dos retos abdominais e transposição do umbigo. Por outras palavras, retirou-se o excesso de gordura e pele — cerca de 900 g —, reduzindo a flacidez, corrigido o abdómen e reposicionando o umbigo. Sendo a lipoabdominoplastia a combinação da lipoaspiração — remoção da gordura localizada em locais específicos — e da abdominoplastia — remoção do excesso de pele e gordura e o reposicionamento dos músculos do abdómen — pode dizer-se que este foi um procedimento bastante completo. A lipoaspiração foi feita no abdómen, flancos e dorso.

Com a gordura retirada do próprio corpo, foi feito um enxerto na região glútea superior e lateral — lipoescultura —, para corrigir as depressões das nádegas.

Por fim, foi feita uma mastopexia bilateral sem próteses recorrendo à técnica de cicatriz vertical, o que permitiu corrigir a ptose mamária.

A recuperação

Dum modo geral, a recuperação do Mommy Makeover® foi boa. Porém, apesar de a Fátima ter deixado de fumar algumas semanas antes da cirurgia, os efeitos cumulativos do tabagismo afetaram uma pequena zona do abdómen, que demorou mais tempo a cicatrizar.

Foram feitas drenagens linfáticas manuais por uma fisioterapeuta da nossa clínica e, atualmente, a Fátima está muito bem. Nota-se uma grande diferença nas zonas operadas, especialmente na barriga e na cintura. As cicatrizes verticais ainda são um pouco visíveis por serem recentes, mas é expectável que se vão atenuando durante os próximos 2 anos.

Se o seu caso é tão complexo como o da Fátima, inspire-se nesta transformação e entre em contacto connosco, para que possa marcar uma consulta e fazer a mudança com que tanto sonha!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA