O papel da nutrição desportiva no seu plano de treino

A nutrição desportiva é um conceito bastante simples de compreender, mas que tem as suas nuances. Se quando não praticamos desporto devemos ter cuidado com a forma como nos alimentamos, quando somos ativos é igualmente importante pensar naquilo que colocamos no prato.

Nunca fez tanto sentido afirmar que “somos o que comemos”!

 

Como funciona a nutrição desportiva?

A nutrição desportiva consiste numa escolha alimentar equilibrada quando se pratica desporto. Há várias combinações possíveis de se fazer antes e depois do treino, mas que atendem a uma série de necessidades do organismo, que dependem do desporto em causa, do tempo de prática do exercício físico, assim como dos timings da alimentação pré e pós-treino.

Para que compreenda como a nutrição desportiva é relevante, basta constatar que o que come no pré ou no pós-treino chega a ser mais relevante para atingir os seus objetivos do que o exercício em si. Independentemente de querer perder peso, perder massa gorda, ganhar massa muscular, tonificar o corpo ou ter uma boa performance desportiva.

O que come no pré ou no pós-treino chega a ser mais relevante para atingir os seus objetivos do que o exercício em si.

O que comer no pré-treino

Antes de praticar exercício físico, os objetivos passam por:

  • Preservar a massa muscular;
  • Fornecer energia ao corpo;
  • Regular os níveis de glicose sanguínea, prevenindo tonturas, má disposição e fadiga precoce;
  • Prevenir lesões.

Então, o que comer no pré-treino? Para uma boa nutrição desportiva, deve ter em consideração a antecedência com que come. Se se alimentar entre 40 a 60 minutos antes do treino, a refeição deve ser leve e rica em hidratos de carbono simples, o que permitirá uma rápida absorção; mas se comer com mais antecedência e essa refeição for uma das principais, deve considerar todos os elementos essenciais num prato equilibrado, como hidratos de carbono complexos, proteína magra, gordura saudável, vegetais e fruta.
Alguns exemplos são:
30 a 40 minutos antes do treino: panquecas de banana ou fruta diversa;

1 a 2 horas antes do treino: papas de aveia com fruta ou tostas de batata doce com manteiga de amêndoa;

3 a 4 horas antes do treino (refeição principal): carne magra, quinoa e legumes assados ou batata doce, peixe magro e salada.

 

O que comer no pós-treino

Depois de treinar, as preocupações passam a ser:

  • Acelerar ao máximo a recuperação muscular;
  • Restabelecer as reservas de glicogénio — responsável por fornecer energia aos músculos — e as perdas hídricas.

Para uma correta nutrição desportiva, é fundamental ingerir proteína e hidratos de carbono, devendo a alimentação ser feita nos 30 minutos seguintes, ou até 2 horas após o treino.

Tanto a quantidade como a qualidade da proteína e dos hidratos de carbono deve ser tidas em consideração, pelo que pode optar por combinações como: frango grelhado com legumes assados, tostas de trigo sarraceno com húmus ou um batido de proteína com fruta e aveia.

 

Cuidados que fazem a diferença na nutrição desportiva

Para além do que deve comer no pré e pós-treino, para que a sua nutrição desportiva seja irrepreensível, há outros pormenores aos quais é preciso dar atenção.

Hidratação

Para um melhor rendimento desportivo, é importante que se hidrate, tanto ao longo do dia como durante o treino, dando prioridade à água.

Antioxidantes

Frutos vermelhos, chá verde, cacau e frutos oleaginosos ajudam a minimizar a ação dos radicais livres — moléculas produzidas naturalmente pela respiração e produção de energia, que afetam negativamente o organismo —, formados durante o exercício.

Estas orientações e outras igualmente relevantes são transmitidas e explicadas nas consultas de nutrição, dadas pela nutricionista da MyMoment, a Dra. Susana Barros.

Se pratica exercício físico e quer rentabilizar os seus esforços para atingir os seus objetivos, mas ainda não sabe quais as escolhas acertadas para uma boa nutrição desportiva, marque uma consulta.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA