O que a preocupa no pós-operatório da mamoplastia de aumento?

pós operatório da mamoplastia de aumento; senhora deitada a sorrir

Além do resultado final, o pós-operatório da mamoplastia de aumento é uma das grandes preocupações de quem nos procura para fazer este tratamento. De facto, é preciso ter alguns cuidados, mas, seguindo as recomendações dos nossos médicos, estão reunidas as condições para uma recuperação rápida e com o mínimo de desconforto!

 

As preocupações com o pós-operatório da mamoplastia de aumento

Por vezes, o pós-operatório da mamoplastia de aumento assusta as nossas pacientes. E por sabermos que há algumas preocupações generalizadas, a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria, dá resposta às dúvidas mais frequentes de quem quer fazer uma mamoplastia de aumento.

 

Como posso dormir?

Nos primeiros dias após a mamoplastia de aumento recomenda-se que a paciente durma de barriga para cima. Depois, durante as primeiras semanas, só não deve dormir de barriga para baixo, mas passa a poder dormir de lado ou de outra forma que lhe seja mais confortável.

 

Tenho de usar um soutien diferente?

O uso de um soutien cirúrgico e de uma banda elástica torácica é fundamental. Normalmente, a paciente deve usá-los durante um mês, mas o tempo exato será determinado pela equipa médica.

 

Tenho de colocar cremes?

No pós-operatório da mamoplastia de aumento, devem ser aplicados cremes apropriados na cicatriz e fazer-se uma boa hidratação da pele da mama.

Recomendamos sempre o uso de protetor solar FP50 na cicatriz, principalmente nos primeiros 2 anos, desde que haja exposição solar, ainda que através da roupa.

 

Tenho de fazer algum tratamento específico?

A drenagem linfática manual é essencial como complemento a uma cirurgia estética. Otimiza a drenagem do edema (inchaço), minimiza o desconforto inicial pós-operatório da mamoplastia de aumento e previne a formação de fibroses. Consequentemente, a recuperação é mais rápida e o resultado final é melhor!

Este tratamento deve ser iniciado poucos dias após a cirurgia e pode ser feito diariamente.

 

Posso voltar para casa no próprio dia da cirurgia?

Na grande maioria dos casos, a paciente tem alta no dia em que se realiza a mamoplastia de aumento, mas deve ser acompanhada no regresso a casa, pois não poderá conduzir. Também é aconselhável que durma acompanhada, pelo menos na primeira noite após a cirurgia.

 

Vou ter dores?

Num aumento mamário, as dores são perfeitamente controláveis com medicação analgésica ligeira. Pode haver alguma sensação de pressão no peito nos primeiros dias, devido à distensão da pele, mas que passa rapidamente.

 

O que posso ou não fazer?

Nos primeiros tempos estará mais condicionada na prática de certas atividades, outras estarão mesmo interditas, e deverá seguir algumas recomendações. Por exemplo:

  • Após a cirurgia, deve repousar e beber muita água durante as primeiras 48 horas;
  • Só ao fim de 3 semanas poderá iniciar atividades desportivas que envolvam o uso dos braços;
  • Não deverá fumar durante o primeiro mês;
  • É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas a força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização;
  • Não deverá pegar em pesos, sacos, dar colo a crianças ou conduzir no período indicado pelo cirurgião.

Se os cuidados pós-operatórios da mamoplastia de aumento recomendados pelo seu médico forem seguidos rigorosamente, poderá retomar as atividades normais que não impliquem risco num espaço de 10 dias.

 

O pós-operatório da mamoplastia de aumento é habitualmente simples. Com o auxílio de analgésicos e de um soutien adequado, a paciente apenas terá algum desconforto durante os primeiros dias. Se a conseguimos tranquilizar com este artigo, não deixe de marcar uma consulta, para saber com mais pormenor o que pode ser feito no seu caso concreto, para que tenha o peito com que sempre sonhou!

Caso da Juliana na SIC

Veja o Caso e Fotos Antes e Depois

Veja Aqui

LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA