Mamoplastia de aumento na adolescência: sim ou não?
Eis a questão!

Mamoplastia de aumento na adolescencia; menina adolescente

Por vezes, tomamos conhecimento de casos que levantam questões pertinentes. Neste artigo, falamos de uma jovem que, devido à hipoplasia — desenvolvimento lento da mama — fez uma mamoplastia de aumento com apenas 17 anos. Terá sido precoce fazer o procedimento? Ou, por outro lado, não há problema em aumentar o peito em tão tenra idade?

 

A adolescência e o desenvolvimento do corpo

O desenvolvimento da mama é um marco importante para as raparigas. E como a adolescência é uma fase em que, geralmente, se começa a ter consciência dos contornos do corpo, é natural que se comparem com as outras jovens e mulheres. Por isso, quando alguém foge à “regra”, facilmente se geram desconfortos físicos e psicológicos, havendo um impacto social e na autoestima.

A hipoplasia afeta muitas adolescentes e mulheres na sua feminilidade, podendo haver uma acentuada diminuição de autoestima. Socialmente, o uso de soutiens com enchimento resolve o problema, porque disfarça a falta da mama, mas este mantém-se na intimidade.

Assim, nestes casos, a mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico que pode aumentar radicalmente a autoestima.

 

Será a mamoplastia de aumento aconselhada nesta idade?

Nesta faixa etária, a mamoplastia de aumento é uma das cirurgias que proporciona maior satisfação e sensação de transformação. Nestes casos, a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria, tem uma atenção especial ao equilíbrio corporal. Existe uma preocupação extra com a proporcionalidade das próteses relativamente ao corpo jovem que, por vezes, ainda está em desenvolvimento. E, naturalmente, quando se trata de menores de idade, a cirurgia só pode ser feita com o consentimento dos pais.

Através de uma pequena incisão cutânea, no sulco inframamário, na aréola ou na axila, é possível colocar uma prótese mamária com forma e tamanho adequados ao corpo, e tendo em consideração o seu desenvolvimento futuro — envelhecimento, gravidez, amamentação, etc. A forma, o tamanho e o tipo de prótese devem ser estudados prévia e detalhadamente com o cirurgião plástico, de maneira a corresponder à expetativa da paciente e a obter um ótimo resultado. Através da simulação 3D é possível prever com bastante precisão o impacto que os diversos tamanhos e formatos terão no corpo da paciente. E todos os detalhes contam!

Se tem uma filha ou adolescente próxima, cujo desenvolvimento da mama não tenha acontecido como seria expetável, não estranhe se ela pedir para fazer uma mamoplastia de aumento. E, acima de tudo, tenha em consideração o impacto que a hipoplasia pode ter na autoestima de uma jovem. Os nossos cirurgiões querem o melhor resultado em todas as situações, do ponto de vista estético e sem que se comprometa a saúde das pacientes. Por isso, marque uma consulta e ouça os conselhos que eles têm para lhe dar!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA