Intolerâncias alimentares: porque é tão importante saber que as tem?

Alimentos variados e a Importância das Intolerâncias Alimentares

As intolerâncias alimentares são um assunto cada vez mais discutido e, felizmente, cada vez há mais alternativas nos restaurantes e supermercados para quem não pode consumir determinados alimentos. No entanto, ainda são muitas as pessoas que não sabem bem o que é uma intolerância alimentar e qual o impacto que pode ter na vida quotidiana. Hoje dizemos-lhe tudo o que sempre quis saber sobre o assunto e responderemos à derradeira questão: afinal, porque é tão importante saber que as tem?

Se mantém uma alimentação saudável e cuidada, mas mesmo assim sente-se frequentemente inchaço na barriga, enxaquecas, dificuldade na perda de peso ou o trânsito intestinal desregulado, poderá ter uma intolerância alimentar e não o saber. Alguns problemas dermatológicos, como o aparecimento de pequenas borbulhas nos braços, e o aparecimento de acne também poderão ser sinais de alerta de que deve mudar os seus hábitos alimentares.

Uma intolerância alimentar define-se como uma reação adversa do organismo à presença de um determinado alimento ou nutriente individual. Isto acontece porque as enzimas necessárias na digestão de um determinado alimento ou nutriente não estão presentes no processo. Isto resulta numa má digestão.

Apesar de poder ser difícil determinar se tem uma intolerância alimentar e a que alimento, é extremamente importante ter este tipo de informação. As intolerâncias alimentares podem condicionar bastante a vida diária. É uma questão que vai além do desconforto sentido depois das refeições. Sintomas como o cansaço permanente, as dores de cabeça incapacitantes e as dores de estômago podem significar datas especiais perdidas ou mesmo dias de trabalho em falta. Além disso, as intolerâncias alimentares não diagnosticadas podem culminar em problemas de saúde mais graves com o passar do tempo.

O desconforto e a dor não fazem parte de uma digestão normal. Se está a reconhecer os sintomas que lhe descrevemos, considere fazer um exame de intolerâncias alimentares. A Drª Sofia Tomás, a nossa nutricionista, está preparada para elaborar estes testes e providenciar-lhe o acompanhamento nutricional de que necessita.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA