Hipotiroidismo pode ser a razão das suas dores

Cabelo e unhas frágeis, peso descontrolado, rosto e olhos inchados ao acordar, rigidez matinal nas articulações, cãibras musculares, sensação de depressão…são apenas alguns sintomas ligados a uma doença crónica chamada hipotiroidismo.

A tiroide é uma glândula localizada no pescoço e, é tão importante para a nossa saúde e para a regulação do metabolismo, que todas as células do nosso corpo têm recetores para as hormonas que lá são produzidas. O hipotiroidismo dá-se quando a tiroide não está a funcionar da forma correta, ou seja, quando há uma diminuição da segregação das ditas hormonas.

Por razões meramente biológicas, as mulheres são mais suscetíveis ao hipotiroidismo do que os homens e, normalmente, é a partir dos 30 anos de idade que ele se manifesta. Entre mulheres, aos sintomas acima descritos, podem ainda ser adicionadas manifestações como a ausência prolongada da menstruação (amenorreia), ciclos longos de menstruação (oligomenorreia) e infertilidade.

No geral, os sintomas do hipotiroidismo podem facilmente conduzir ao diagnóstico de outras doenças, fazendo com que esta passe despercebida. Além das análises clínicas e da ecografia à tiroide, é de extrema importância que o paciente seja observado e ouvido pelo médico, pois há pequenos sinais que podem denunciar a presença desta doença crónica.
Na MyMoment, contamos com a Dra. Marta Padilha para fazer os diagnósticos mais certeiros. Se tiver mais do que um dos sintomas indicados, não hesite em agendar uma consulta na nossa clínica e esclarecer todas as dúvidas.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA