Alerta verão: dicas para manter um bronzeado saudável e duradouro

O verão chegou e com ele vêm os dias cheios de sol, na praia e na piscina. Se quer ganhar e manter um bronzeado saudável e duradouro, temos algumas sugestões infalíveis para fazer sucesso para além do verão!

A escolha da alimentação certa

Se acha que os cuidados com a alimentação só servem na fase da “operação bikini”, desengane-se. Deve ter uma alimentação saudável durante todo o ano. Mas, se agora o seu foco está em conseguir aquela cor dourada e em que esta não desapareça em 2 semanas, tome nota dos conselhos da Dra. Susana Barros, nutricionista na MyMoment:

  • Procure os alimentos com betacaroneto – é uma fonte de vitamina A e tem ação direta na produção de melanina, que é a responsável pela pigmentação da pele e por a proteger dos raios solares. O betacaroneto é antioxidante, reforçando ainda mais a proteção dos raios solares, prevenindo o aparecimento de rugas e lesões. Está presente em vegetais verdes escuros (espinafres, brócolos, agrião), frutas ou legumes alaranjados (cenoura, abóbora, manga, papaia) e alimentos com pigmentos fortes (beterraba);
  • Mais nutrientes antioxidantes – para além da vitamina A, há outros nutrientes que ajudam a proteger a pele, como a vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, morangos, kiwi), vitamina E (sementes de sésamo, de girassol, amêndoas, nozes, avelãs, azeite), flavonoides (chá verde, tomate, cenoura, soja, morangos, uvas, cerejas), selénio (castanha do pará, sementes, ovos, cogumelos), zinco (ostras, carne vermelha e de aves, feijão), ómega 3 (peixes gordos, marisco, algas, óleos vegetais e de peixes), probióticos (iogurte natural, kefir, kombucha, legumes e verduras como o miso);
  • Beba água pela sua saúde – beber água evita a desidratação e ajuda a manter os nutrientes ativos nas reações metabólicas. Ou seja, faz com que os nutrientes desempenhem o seu papel, transformando-se em energia e componentes necessárias para um bom funcionamento do organismo.

Independentemente do tipo de pele, qualquer pessoa beneficia de uma alimentação funcional, direcionada para a saúde dermatológica, o que acaba por se traduzir também num bronzeado saudável e duradouro!

Cuidados dermatologicamente testados

Aqui, a palavra de ordem para alcançar o bronzeado saudável e duradouro é o uso do protetor solar. Seja em que fase for, este é o seu maior aliado para fazer inveja a qualquer pessoa que aprecie um tom moreno e brilhante.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o protetor solar não impede que se ganhe bronze. Simplesmente, permite que se bronzeie sem se expor a riscos desnecessários. Ainda que a exposição solar seja ótima para a sua pele, sem as devidas precauções, arrisca-se a ficar com queimaduras, com a pele seca e desidratada. Registe alguns cuidados simples indicados pela Dra. Sofia Borges, dermatologista na MyMoment:

  • Aplicações regulares – deve proteger as zonas do corpo expostas ao sol, aplicando protetor solar a cada 2h ou 3h, se a exposição for prolongada, como na praia ou na piscina;
  • Nuvens enganadoras – os dias nublados têm o mesmo impacto na sua pele que os dias de sol, porque a exposição à radiação UV é exatamente a mesma! Por isso, não dê folga ao protetor;
  • O bronze não protege – mesmo quando já tem um bronzeado saudável e duradouro, deve continuar a ter os mesmos cuidados, porque os danos causados pela radiação UV são os mesmos numa pele bronzeada. E o mesmo se aplica a peles naturalmente mais escuras. O facto de se ter um tom de pele mais escuro não invalida que sejam tomadas as devidas precauções, porque todas as peles correm riscos, estando expostas ao sol.

Conclusão: coma bem e use protetor, se quiser ter um bronzeado saudável e duradouro, porque de outra forma vai perder a pele e, logo de seguida, a cor com a qual sonhou durante todo o inverno!

O sol, a água do mar e das piscinas irritam a pele. Os conselhos que aqui lhe deixamos ajudam a moderar essas agressões e a garantir um bom resultado! Para além disso, ao seguir este “guia para uma pele invejável”, vai evitar o cancro de pele e o envelhecimento cutâneo, que se traduz em rugas, flacidez e numa pele baça.

Se, ainda assim, achar que precisa de um acompanhamento mais específico, entre em contacto connosco e marque uma consulta com os médicos mais indicados para esclarecer as dúvidas que tiver para nos colocar.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA