Dicas para controlar os “sugar cravings”

Dicas para controlar os “sugar cravings”

Não há quem não gostasse de ter uma varinha mágica que com um toque de magia fizesse desaparecer esses terríveis desejos incontroláveis por doces!
Aquela vontade absurda de comer algo doce ao fim do dia ou num dia mau e que nos deixa sempre com um peso terrível na consciência.

O desejo por comer doces, está associado à baixa produção de serotonina no nosso corpo, uma hormona neurotransmissora presente no cérebro, responsável por melhorar o humor e causar uma sensação de bem-estar. Quando os níveis desta hormona estão baixos ou quando estamos tristes e ansiosos, sentimos a necessidade de ingerir açúcar, já que esses são responsáveis pela produção da própria serotonina. Isso explica a razão pela qual as mulheres sentem mais vontade de comer doces quando estão com TPM. Neste período pré menstrual, há grandes alterações hormonais, e a queda da serotonina é uma delas.

A compulsão por doces pode estar também associada a alguns défices de vitaminas e minerais na dieta diária, nomeadamente de vitamina B6, B9, B12, zinco, magnésio e triptofano.

Felizmente há algumas estratégias que podemos adoptar para controlar a compulsão por doces:

1 – Pratique exercício físico – Estudos demonstram que pessoas que praticam mais exercício físico têm menos desejos por doces. Tudo porque a pratica de exercício físico estimula a produção de serotonina, provocando no cérebro sensações semelhantes ao consumo de doces.

2 – Não salte refeições – Faça mais refeições ao dia em pequenas quantidades, mesmo quando não sente fome. Ao saltarmos uma refeição, ao açucares no sangue baixam drasticamente os seus níveis, para manter a glicemia há uma maior propensão para a compulsão de açucares de absorção rápida, além disso iremos invariavelmente compensar na próxima refeição.

3 – Consuma alimentos ricos em triptofano – O triptofano é um aminoácido presente em alguns alimentos que estimula a produção de serotonina. Permitindo diminuir os níveis de ansiedade, stress e por consequência diminuiu a compulsão por doces. Os alimentos ricos em triptofano são a aveia, a maça, a banana e a canela.

4 – Proíba os doces de entrar em sua casa – “Olhos que não vêem…”, o simples facto de ter por casa estes alimentos despertam compulsões, por isso quando for às compras certifique-se que não vai com fome e que não cede à tentação de os levar para casa. Estudos demonstram que ver programas de culinária também despertam compulsões alimentares, por isso esteja alerta.

5 – Mastigue pastilha elástica – Sempre sem açúcar. O ato de se distrair com uma pastilha na boca estimula a serotonina, reduzindo a fome e diminuindo a ansiedade.

E se ainda assim não conseguir resistir, escolha a melhor altura para ceder à tentação, depois de almoço é a melhor altura para o fazer. Uma vez que as fibras presentes nos alimentos da refeição, diminuem a velocidade de absorção dos açucares evitando os picos de açúcar no sangue. E se fizer exercício regularmente, pode sempre optar por consumir 30 minutos antes do treino, ganhando alguma energia extra. Já quanto à melhor opção, opte por chocolate negro, quanto maior a percentagem de cacau melhor. Estes além de saborosos são muito saudáveis pela sua quantidade em antioxidantes benéficos.

Drª Sofia Tomás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA