Tratar o acne: das borbulhas às cicatrizes

acne; senhora com acne no rosto

Tratar o acne é o sonho de vários adolescentes, assim como de alguns adultos, que também são acometidos por este problema de pele.

Há várias abordagens dermatológicas, mas agora apresentamos-lhe uma que não implica a toma de medicamentos nem o recurso a uma série de produtos de aplicação tópica.

 

Tratar o acne com LASERs

Não vamos fazer suspense: as soluções que aqui propomos para tratar o acne são os LASERs que temos na clínica MyMoment. As recomendações da nossa dermatologista, Dra. Sofia Borges, estão divididas em 2 opções, de acordo com a fase de evolução do problema.

 

Acne ativo

O acne começa com uma obstrução dos folículos pilosos com queratina e sebo, formando pontos negros e borbulhas. Quando o problema se agrava, devido à ação de bactérias e células inflamatórias, formam-se pústulas, pápulas ou nódulos na face, que tão bem conhecemos e identificamos logo como acne.

Nesta fase, há um grande aumento dos vasos sanguíneos que alimentam as células inflamatórias. A solução passa por tratar o acne com o recurso ao LASER Nd:YAG, que elimina esses vasos. Ao travar a sua hiperproliferação, a inflamação diminui, uma vez que as células inflamatórias deixam de ser alimentadas.

Com o LASER Nd:YAG é possível tratar o acne durante o tempo de maior calor, como a primavera ou o verão, e sem recorrer a medicação.

Por ter uma ação não-ablativa — ou seja, não provoca descamação, porque atua diretamente nos vasos sanguíneos —, o LASER Nd:YAG pode ser usado para tratar o acne ativo sem que seja necessário evitar a exposição solar. Desta forma, é possível que o tratamento seja feito na primavera e no verão.

O recurso ao LASER permite ainda tratar o acne sem envolver químicos, seja pela ingestão de medicação ou pela aplicação de produtos tópicos, tão frequentemente receitados para resolver este problema que afeta a pele.

 

Marcas e cicatrizes

Tratar o acne não termina no momento em que se elimina a inflamação. Normalmente, quem procura este tipo de tratamento quer, também, livrar-se das marcas que as borbulhas deixam no rosto.

As cicatrizes do acne podem ser tratadas através do LASER CO2 ou Er:YAG. Contudo, ao contrário da resposta para tratar o acne ativo, este tratamento é ablativo, provocando descamação. Isto porque há uma atuação na camada mais superficial da pele, para eliminar a epiderme “afetada”, que é, assim, regenerada.

Neste caso, a dermatologista da MyMoment recomenda que o tratamento seja feito no inverno, quando a exposição da pele ao sol é menor.

 

Quer se encontre na fase ativa ou apenas precise de remover as marcas deixadas por este problema de pele, já sabe que connosco pode tratar o acne sem ter de se preocupar com efeitos secundários de medicamentos, geralmente muito fortes para o organismo. Basta marcar uma consulta!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA