Pele constantemente corada? Pode ter rosácea!

Agora, na MyMoment, já é possível tratar a rosácea! Estamos sempre a pensar em como podemos dar resposta aos problemas estéticos dos nossos pacientes. Por isso, ampliámos a nossa oferta na área da dermatologia.

Se sofre de rosácea, já pode recorrer à nossa ajuda. Mas se ainda não conhece esta doença inflamatória cutânea, leia o resto do artigo.

 

Rosácea: mais do que uma pele corada

A rosácea é uma doença da pele que afeta cerca de 10% da população. Como se apresenta na face, tem um forte impacto psicossocial.

Caracteriza-se por uma reação excessiva a um estímulo externo, como o calor, radiação UV, comida quente ou picante, emoção. Provoca uma vasodilatação excessiva que se reflete através da vermelhidão e edema da face, que por vezes é bastante incómodo.

A rosácea provoca vermelhidão na face e, ainda, inchaço, sendo mais comum na zona central do rosto.

Nas primeiras fases da doença, este sintoma é transitório. No entanto, com a evolução, pode tornar-se persistente e levar ao aparecimento de telangiectasias — vasos vermelhos — pouco estéticos. Em fases ainda mais avançadas, dada a inflamação crónica, pode haver fibrose e deformação, sobretudo de partes mais proeminentes como o nariz ou a zona do queixo.

A rosácea não é exclusiva das mulheres com peles claras e finas, mas é mais comum em pessoas com essas características, assim como a partir dos 30 anos.

É comum surgir na parte central do rosto, mas pode alastrar, não havendo indicação de que melhore ou desapareça sem tratamento.

 

Os tipos de rosácea

Há mais do que uma variante de rosácea, que agora lhe apresentamos:
Rosácea eritemato-telangiectásica — provoca vermelhidão e os vasos sanguíneos tornam-se mais salientes;
Rosácea pápulo-pustulosa — nestes casos, surgem borbulhas parecidas às da acne, que podem ou não ter pus;
Rosácea ocular — ocorre nos olhos, que ficam congestionados, vermelhos, irritados e pode ainda provocar comichão;
Rosácea fimatosa — variante em que a pele fica mais espessa, aumentando as zonas da face onde ocorra. É mais comum no nariz (rinofima) e, neste caso em particular, afeta mais os homens.

Há factores que estimulam e agravam a rosácea, não sendo propriamente os causadores desta.

Quanto aos fatores que a podem estimular, podemos identificar vários, como:
● Exposição a variações muito grandes de temperatura e ao sol em excesso;
● Consumo de bebidas alcoólicas, de alimentos muito condimentados e de cafeína;
● Alguns produtos cosméticos;
● Alguns medicamentos;
● Alterações hormonais e stress.

Estes fatores não dão, propriamente, origem à rosácea, mas estimulam e agravam o seu aparecimento, sendo, por vezes, difícil identificar o que a desencadeou.

 

Os sintomas da doença

Para além dos sintomas já enumerados — como a vermelhidão, as borbulhas ou os vasos sanguíneos mais visíveis —, a rosácea pode manifestar-se ainda através da tendência para corar, mesmo que não se sinta vergonha ou embaraço, o ardor e a sensação de pele repuxada.

A Dra. Sofia Borges, dermatologista na MyMoment, recomenda que, se souber ou desconfiar que tem rosácea:
● Evite cosméticos com álcool;
● Adeque a maquilhagem;
● E tente não friccionar as zonas do rosto afetadas.

Também convém evitar os fatores acima mencionados, para que a rosácea não se agrave.

Como pôde constatar, a rosácea pode gerar mal estar, tanto físico como a nível estético e social. Assim, e dado que já sabe que a doença não desaparecerá por si, procure-nos o quanto antes, para que o problema não se alastre e seja mais fácil de tratar. Para dar início ao seu tratamento, basta marcar uma consulta.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA