Blefaroplastia: a cirurgia que rejuvenesce o olhar

Blefaroplastia não é um nome particularmente fácil de pronunciar, mas acredite que pode facilitar a vida a algumas pessoas. Esta cirurgia é feita, essencialmente, com um propósito estético, mas também há muitos casos em que é realizada por questões funcionais.

 

Um caso de blefaroplastia

Com o passar do tempo, é natural que as pálpebras nos denunciem, porque, devido à perda da elasticidade da pele, ganhamos papos nos olhos e a pele fica mais descaída.

No caso que agora lhe apresentamos, o nosso paciente, de 61 anos, queixava-se dos papos das pálpebras inferiores, que lhe davam um olhar cansado e envelhecido. A nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria, verificou que não só havia excesso de pele na pálpebra inferior, como também na superior. O paciente apresentava ainda bolsas adiposas nas pálpebras superiores — entre o olho e o nariz — e um sulco marcado abaixo das pálpebras inferiores, que formam olheiras profundas.

Antes da Blefaroplastia, com excesso de pele inferior e superior e bolsa adiposa medial superior

Desta forma, acabou por se realizar uma blefaroplastia superior e inferior, sob o efeito de anestesia geral, que durou 2h30.

O tempo entre as fotografias do antes e de depois é de 3 meses, sendo que o nosso paciente levou apenas 1 semana até poder voltar às atividades diárias normais. O resultado da blefaroplastia foi bom, o que se refletiu numa boa evolução pós-operatória e na total satisfação do paciente, cujo olhar recuou no tempo, como podemos ver nas fotografias!

blefaroplastia caso antes frontalblefaroplastia caso depois frontal

Antes e Depois da Blefaroplastia

blefaroplastia caso antes lateralblefaroplastia caso depois lateral

Antes e Depois da Blefaroplastia

 

Uma visão sobre a blefaroplastia

Como mencionámos, geralmente, a blefaroplastia serve uma finalidade estética. Os papos das pálpebras inferiores envelhecem muito a região periorbitária e a face no geral, pelo que a sua melhoria promove o rejuvenescimento do rosto.

Por outro lado, o excesso de pele na pálpebra superior pode ter implicações funcionais. Quando o excesso de pele é demasiadamente grande e cai sobre o olho, pode levar a uma redução do campo visual.

As blefaroplastias mais comuns são realizadas nas pálpebras superiores ou em ambas. Poucos são os casos de blefaroplastias (apenas) nas pálpebras inferiores.

Blefaroplastia superior

Consiste na excisão de pele e, por vezes, de gordura da região palpebral superior. A cicatriz, na zona do sulco palpebral, é, normalmente, muito pouco percetível.

Blefaroplastia inferior

Neste caso, a incisão pode ser exterior, para remover pele em excesso, eventuais papos, e ainda suspender o canto do olho, melhorando o rejuvenescimento do olhar. Esta cicatriz fica mesmo abaixo das pestanas, tornando-se quase impercetível. A blefaroplastia inferior também pode ser realizada através de uma incisão na conjuntiva — mucosa inferior da pálpebra —, preservando a anatomia e a função da pálpebra tornando-se, assim, um procedimento mais seguro. Neste caso, não existe cicatriz visível, uma vez que a pele não é incisada.

 

Se já tem pele acumulada nas pálpebras superiores, inferiores, ou em ambas, conte com os nossos médicos para avaliar se a blefaroplastia é a solução mais adequada para lhe devolver um olhar mais jovem. Basta marcar uma consulta, nós fazemos o resto!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA