Cirurgia e tratamentos nos lábios vaginais

cirurgia intima, revista cristina

Sim, existem cirurgias e tratamentos para os lábios vaginais. As alterações físicas que a zona genital feminina pode sofrer — com o parto, alterações hormonais, etc. — são uma realidade e uma preocupação para algumas mulheres, seja por uma questão de saúde, estética ou sexual.

Em Portugal, a saúde íntima feminina ainda é um tema tabu e, infelizmente, nem todas as mulheres estão sensibilizadas para conhecer e tratar o seu próprio corpo. Expor um problema a um profissional de saúde é, muitas vezes, um desafio — maior quando se trata dos lábios vaginais, por exemplo — mas há soluções clínicas.

A história da Vera prova que, vencendo a vergonha, é possível encontrar a solução certa para ultrapassar um problema real.

 

A coragem da Vera

No final da adolescência, a Vera começou a ver alterações na zona genital: a pele dos grandes lábios vaginais e das virilhas começou a escurecer e a zona da púbis aumentou de volume — usar fatos-de-banho ou roupa de ginásio era desconfortável. Após as duas gravidezes, a zona íntima mudou ainda mais. A pele tornou-se quase gretada e “feia” aos olhos da Vera. Começou a sentir dores nas relações sexuais, durante a penetração, devido ao tamanho dos pequenos lábios vaginais. Via-se “com “duas coisas” penduradas e inestéticas” e sentia vergonha.

A sua ginecologista procurava tranquilizá-la e fazê-la ver estas alterações como normais. Mas falar destes temas não é fácil e, mesmo assim, o constrangimento mantinha-se.

“Estava muito nervosa e desconfortável, mas, surpreendentemente, a calma do Dr. Nuno Maria deixou-me à vontade para expor o que sentia.”

Testemunho da paciente

Um dia, a Vera encheu-se de coragem. Foi sozinha a uma consulta de cirurgia plástica na clínica MyMoment, com o Dr. Nuno Maria, que já tinha operado uma amiga sua. Confessa que estava muito nervosa, até pelo facto de ser um médico homem, mas foi surpreendida pela positiva. O Dr. Nuno mostrou-se tão compreensivo que lhe passou a calma e a segurança necessárias para que se sentisse, finalmente, tranquila para expor o que sentia.

Para resolver o que a incomodava nos lábios vaginais, foi feita uma labioplastia e uma ligeira lipoaspiração — procedimentos simples com um tempo de recuperação reduzido. Uma vez que seguiu sempre os conselhos e cuidados pós-operatórios, a Vera retomou a sua vida normal poucas semanas após os tratamentos.

Quanto ao escurecimento da pele, e aconselhada pelo Dr. Nuno, a Vera consultou a Dra. Sofia Borges, médica dermatologista na clínica MyMoment, que lhe propôs um branqueamento genital. Uma experiência igualmente positiva, com melhorias na pigmentação da pele dos grandes lábios vaginais e virilhas. Entusiasmada com os resultados, a Vera fez ainda um clareamento das axilas.

“Apesar das vergonhas e tabus ainda presentes neste tipo de problemas, é importante ganhar coragem e falar abertamente sobre o que nos preocupa e incomoda.”

Testemunho da paciente

Achava a Vera que nunca iria conseguir falar sobre isto com um médico, sobretudo homem. Mas, médico ou médica, a Vera considera que o importante é que este profissional de saúde ouça o/a paciente com atenção e lhe transmita confiança, sem rótulos, sentindo que o seu caso é visto com a individualidade que merece.

Apesar de quase ninguém saber destas intervenções a que a Vera se sujeitou, e de as alterações não serem visíveis para o exterior, diz ela que “a minha vida melhorou muito e sinto-me melhor, mais alegre e confiante”. O impacto desta experiência foi tão positivo que a Vera sentiu que o devia partilhar, para que outras mulheres se tranquilizem e se permitam a melhorar a sua zona íntima.

 

Saúde íntima feminina

Na clínica MyMoment, o Dr. Nuno Maria e o Dr. Nuno Fradinho realizam diversas intervenções cirúrgicas na zona íntima feminina como a labioplastia, a clitoroplastia ou a lipoaspiração da zona púbica. Também a Dra. Sofia Borges, médica dermatologista na clínica MyMoment, realiza tratamentos como o clareamento da zona vaginal, labial e perianal.

Seja por que motivo for, não hesite em procurar soluções para problemas desta natureza junto de profissionais de saúde. A clínica MyMoment está disponível para ouvir a sua história.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA