Cinco Conselhos Sobre Alimentação na Gravidez

Cinco Conselhos Sobre Alimentação na Gravidez

 A alimentação na
gravidez
é um tema de grande controvérsia e preocupação entre futuras mães. Todos
sabemos que a nutrição pré-parto é essencial para a saúde da gestante e do bebé,
por isso hoje trazemos-lhe cinco conselhos sobre alimentação saudável da nossa
especialista em nutrição, para a grávida:


  • A mulher tem maior necessidade de
    energia e de alguns nutrientes específicos. Estas necessidades dependem sempre
    do trimestre em que se encontra. No entanto, isto não significa que deverá
    “comer por dois”, mas sim manter uma alimentação equilibrada e saudável.
    Durante o dia, deve fazer cinco a seis refeições aproximadamente de três em
    três horas: pequeno-almoço, almoço e jantar, bem como dois a três pequenos
    lanches;
  • Efetue a preparação de alimentos de
    acordo com as recomendações médicas, uma vez que a sua lavagem incorreta pode
    levar à ingestão de bactérias e parasitas prejudiciais para o bebé. Os alimentos
    crus e mal lavados podem apresentar um potencial risco;
  • Lembre-se de comer peixes ricos em
    ómegas 3 como o salmão, arenque, atum, sardinha ou bacalhau, bem como carnes brancas
    como aves e coelho. Limite o consumo de carne vermelha a duas ou três vezes por
    semana e acrescente três porções de lacticínios meio gordos ou magros por dia;
  • Para manter a sua dieta pré-parto
    equilibrada, insira no seu plano diário alimentar três a quatro porções de fruta,
    idealmente comida sem adição de açúcar;
  • Não se esqueça ainda de limitar o
    consumo de sal, de forma a reduzir o edema (a tão temida retenção de líquidos),
    bem como a sensação de pernas cansadas. Evite ainda o consumo de bebidas
    alcoólicas, pois o álcool pode ser prejudicial à saúde do bebé.

Este é um período onde o acompanhamento
por um nutricionista pode ser benéfico, ajudando a esclarecer dúvidas e
elaborando um plano individualizado, de acordo com as suas necessidades como
futura mamã!

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