A dieta proteica e os seus benefícios na luta contra o excesso de peso

vários alimentos da dieta proteica

Atualmente existem inúmeras dietas e filosofias alimentares por onde escolher, de forma a
traçar uma rotina mais saudável e atingir os objetivos de cada pessoa. A dieta proteica é uma opção rápida e eficaz na perda de peso.

Inúmeros estudos científicos demonstram que a dieta da proteína é ímpar na redução de
massa gorda, enquanto a massa muscular se mantém, permitindo-lhe atingir um corpo tonificado e com formas perfeitas, com alguma rapidez. Ao contrário das dietas convencionais, na dieta proteica, a energia provém da proteína e não de hidratos de carbono.

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do corpo humano. Quando reduz drasticamente a ingestão de hidratos de carbono, aumentando de forma simultânea a ingestão de proteína de alto valor biológico, o seu organismo vai recorrer a reservas energéticas alternativas. Neste caso, a alternativa energética será a gordura armazenada no seu corpo. Esta dieta permite que perca massa gorda com rapidez, sem nunca perder massa muscular, pois esta é uma consequência frequente da maioria das dietas convencionais.

Quando elimina por completo todos os hidratos de carbono da sua dieta, entra num processo alternativo de “queima” de gordura armazenada que se designa cetose. Este processo deve ser acompanhado de perto por um profissional certificado na área da nutrição, pois envolve alguns riscos. Caso deseje iniciar este tipo de dieta, deverá também saber que esta terá de ser rigorosamente cumprida por si, pois o processo de cetose só produz resultados quando se mantém durante algum tempo.

Quando bem acompanhado e seguindo os conselhos do nutricionista, a dieta cetogénica pode produzir resultados incríveis até em pessoas com obesidade, sem qualquer necessidade de passar fome. Esta poderá ser a ferramenta ideal para iniciar um novo capítulo na alimentação saudável.

A grande vantagem de uma dieta proteica é a velocidade com que obterá resultados. Se cumprir o seu plano alimentar e de exercício, verá uma redução rápida da sua massa gorda, acompanhada por um aumento da massa muscular. Sentir-se-á motivado pelo seu progresso.

Outro fator diferenciador da dieta proteica é a saciedade que promove. Ao contrário dos hidratos de carbono que são facilmente degradados e digeridos pelo nosso organismo, as proteínas levam tempo e energia ao serem digeridas, o que resulta numa digestão mais prolongada e na perda da sensação de fome.

Se a ideia de uma dieta restrita e sem aquele bife magnífico que adora o atormenta, considere a opção de embarcar numa dieta proteica e descubra que não tem de e abster dos seus alimentos preferidos para ter uma alimentação mais saudável.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA