A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que permite um aumento do volume da mama e a remodelação da sua forma através da colocação de uma prótese mamária. O objetivo final é a obtenção de um resultado natural e simultaneamente atrativo e sensual.
É provavelmente a cirurgia plástica mais realizada em todo o mundo. Atualmente, são imensos os fatores que se podem controlar para se atingir um resultado ideal.
A mamoplastia de aumento, desenvolvida por volta dos anos 60, é uma cirurgia plástica com um elevado grau de satisfação, superior a 95%. Realiza-se em ambulatório, isto é, a paciente entra na clínica de manha, é preparada, operada e pode ter alta para regressar a casa no mesmo dia.
A mamoplastia é efetuada em mulheres que se sentem insatisfeitas com o seu peito, porque este nunca se desenvolveu ao ponto de atingir um tamanho que correspondesse às suas expectativas, porque desejam equilibrar alguma desarmonia existente ou ainda porque pretendem restaurar o volume natural dos seios. Assimetrias, mama tubular (também conhecida por mama tuberosa), formas incomuns, distanciamento entre as mamas e aréolas grandes, são algumas das situações que também poderão ser corrigidas durante uma mamoplastia de aumento.
O resultado da mamoplastia de aumento deverá ser, sempre, a obtenção de umas mamas sensuais, jovens e naturais, de acordo com o biótipo da paciente.
As próteses utilizadas podem ter várias formas, sendo as mais procuradas as redondas ou as anatómicas, feitas de gel coesivo de silicone, com revestimento texturado ou com revestimento de poliuretano. Na clínica MyMoment utilizamos sempre próteses certificadas, de elevada qualidade, disponibilizando mais de 100 modelos de próteses diferentes, das mais variadas formas, tamanhos, consistências e revestimentos.
O tipo, forma e tamanho de prótese serão escolhidos pelo cirurgião plástico, em sintonia com a paciente. Poderá solicitar ao cirurgião plástico que lhe apresente fotografias de mamoplastias de aumento realizadas, de clientes com estrutura e idade aproximadas, de forma a poder esclarecer melhor as suas expectativas.
O Dr. Nuno Fradinho e o Dr. Nuno Maria, cirurgiões plásticos da clínica MyMoment, utilizam habitualmente próteses de silicone de gel ultracoesivo, redondas ou anatómicas, com toque natural (natural touch) e um revestimento texturado ou de poliuretano de alta qualidade. Estas próteses são as melhores existentes no mercado. A probabilidade de acontecerem contraturas capsulares com estas próteses é substancialmente inferior à das próteses tradicionais de silicone texturado de baixa qualidade, sendo inferior a 2% dos casos no prazo de 20 anos.
O procedimento cirúrgico é realizado num bloco operatório, em ambiente hospitalar com os mais elevados padrões de segurança. A mamoplastia é realizada em ambulatório, ou seja, sem necessidade de internamento.
Para a realização da mamoplastia, existem três tipos principais de incisão – na axila, na aréola ou no sulco infra-mamário. Normalmente, a aréola ou o sulco inframamário evoluem com uma cicatriz mínima que, com o decorrer do tempo, se tornará praticamente impercetível. A cicatriz na axila é mais difícil de prever, uma vez que é uma área com elevado número de glândulas sudoríparas e com diferente pigmentação.
A prótese mamária poderá ser colocada em três localizações diferentes, à frente da glândula mamária; na fáscia ou parcialmente atrás do músculo (dual plane). A localização do implante depende do seu biótipo, da mama existente e da preferência da paciente e do cirurgião. Na maioria dos casos, na Clínica MyMoment, as próteses são colocadas atrás da glândula mamária ou subfascial, permitindo uma recuperação mais rápida, menor dano muscular e evitando potenciais efeitos de animação (movimento da prótese quando se move os braços, contraindo do músculo grande peitoral).