Acne
Acne
Ataque o acne em 3 frentes!
Ataque o acne em 3 frentes!

O acne é um problema de pele que se manifesta através de comedões, pápulas e pústulas – vulgarmente conhecidos por pontos negros e borbulhas por pontos negros e borbulhas. Geralmente, aparecem na face e são muito frequentes na adolescência, ainda que também seja um problema comum na idade adulta.
Pode ser causado por alterações hormonais, medicação ou produtos aplicados diretamente na pele, pelo que a forma de o tratar pode ser diferente de caso para caso.

VER MAIS

Tipos de acne

O acne pode ser ligeiro ou severo. No primeiro caso, o tratamento tende a ser fácil, com o recurso a cremes e outros produtos tópicos, como peróxido de benzoilo ou retinóides. Quando nos deparamos com um caso de acne mais severo, o tratamento inclui medicação, como isotretinoína ou antibióticos.

Em todos os casos, mesmo quando não se tem acne, deve lavar-se a pele de manhã e de noite, assim como utilizar cremes que ajudem a controlar a produção de sebo. Maquilhagem e protetores solares, devem ser cuidadosamente escolhidos.

Os tratamentos do acne

Na clínica MyMoment, quando os casos dos pacientes o justificam, fazemos tratamentos que integram várias especialidades. O acne pode ser um desses casos, devido à diversidade de causas do problema. Assim, para além da tradicional dermatologia, pode ainda justificar-se a necessidade de recorrer à nutrição e/ou ao anti-aging.

Dermatologia

De facto, o dermatologista deve ser o primeiro profissional a ser consultado, quando se tem acne. Se o problema puder ser tratado apenas através dessa especialidade, os tratamentos adotados são os mencionados anteriormente.

Nos casos mais graves, em que o acne persiste ao longo de anos, as cicatrizes que daí resultem podem ser minimizadas através de um peeling ou de um tratamento com laser, removendo a camada superficial da pele e induzindo a produção de colagénio.

Se o médico dermatologista achar que é necessário haver o acompanhamento de colegas de outras especialidades, podem ser adotadas outras estratégias.

Nutrição

A alimentação não costuma provocar acne, mas pode ter influência no seu controlo. Por isso, alguns alimentos devem ser evitados.
Os índices glicémicos mais elevados de alguns alimentos e os desequilíbrios da flora intestinal, ainda que indiretamente, contribuem para o aumento da oleosidade da pele.

Por outro lado, deve privilegiar-se o consumo de água, uma alimentação rica em vegetais, fruta (idealmente, biológicos e sem uso de pesticidas), peixes gordos, sementes, cereais integrais, frutos secos e ovos.

Anti-aging

O síndrome de ovários poliquísticos (quistos nos ovários) provoca alterações hormonais que podem despoletar o acne. Geralmente, há um aumento de oleosidade na pele e aparecimento de manchas, especialmente nas axilas e atrás do pescoço.
A resistência à insulina e outras condições que provoquem o excesso de testosterona e de DHEA ou um défice de progesterona, estrogénio, hormonas tiroideias e cortisol também podem gerar um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que dará origem ao acne.
Nestes casos, a forma mais comum de controlo hormonal é a suplementação hormonal bioidêntica.

Pode nem haver necessidade de recorrer a todas as especialidades mas, sendo preciso, já sabe que na clínica MyMoment conseguimos dar resposta ao problema do acne, seja um caso mais simples ou complexo.

Os melhores especialistas
para o seu tratamento

Crédito até 24 Meses 0% juros.
Exemplo para um financiamento de 3600€ a 24 meses, com mensalidade de 150€
PERGUNTAS FREQUENTES
A partir de que idade se pode tratar o acne?

O acne pode ser tratado em qualquer idade. Quanto mais precoce for o tratamento, acompanhado por um dermatologista, menor será a probabilidade de cicatrizes permanentes.

Em que casos é preciso recorrer a mais do que uma especialidade?

Por norma, os casos de acne são tratados por dermatologistas. Só depois de uma primeira consulta será possível dizer se é necessária a intervenção de outros especialistas.

O tratamento do acne é definitivo?

Os casos mais simples costumam ser resolvidos facilmente e, desde que os cuidados diários aconselhados sejam cumpridos, mantêm-se estáveis. Porém, quer em casos simples como severos, o acne pode reaparecer. Basta que haja alterações hormonais para que o problema se volte a manifestar.

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

No blog MyMoment

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

No blog MyMoment