Ter um abdómen liso, sem flacidez e com um aspeto tonificado é um desejo tanto de homens como mulheres, e amplamente procurado nos dias que correm. A busca pela perfeição e pelo alcançar de um corpo atraente tem feito da abdominoplastia das cirurgias plásticas mais procuradas na resolução da inestética flacidez abdominal, corrigindo com grande eficácia a perda de elasticidade da zona abdominal.
A perda de elasticidade da pele, pode ocorrer por diversos motivos, nomeadamente pelo normal processo de envelhecimento, pela excessiva perda e ganho de peso ou, no caso da mulher, devido a múltiplas gestações.
Além disso com as perdas ou ganhos de peso acentuadas, ou pelo processo de gravidez, os músculos da parede abdominal têm tendência para se afastar e, por isso, dar um ar mais volumoso e redondo ao abdómen. Nessas situações, a pele perde elasticidade, ganhando por vezes estrias, tornando-se mais flácida e formando pregas.
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa a eficaz remoção do excesso de pele e gordura do abdómen e o reposicionamento dos músculos da parede abdominal, corrigindo irregularidades e dando à silhueta uma forma mais harmoniosa.
Há várias técnicas possíveis na realização da abdominoplastia que variam de acordo com o paciente e com a preferência do cirurgião.
A Abdominoplastia é uma intervenção feita através de uma incisão horizontal colocada acima da zona púbica (“linha do biquini”). Apenas desta forma o cirurgião tem acesso total aos músculos que compõem a região abdominal, cujo rearranjo e correção leva a um abdómen mais firme e liso.
É frequente a necessidade de realizar uma plicatura da baínha dos retos abdominais, neste caso o tecido flácido que se encontra sob o músculo abdominal é deslocado e removido, resultado num abdómen esteticamente mais bonito.
O umbigo é corrigido, sendo recolocado no local de origem e “redesenhado”. As cicatrizes normalmente são escondidas no orifício do mesmo, tornando-se praticamente imperceptiveis.
Quanto menor for o excesso de pele apresentado, menor é a incisão, podendo ser necessário apenas uma incisão de escassos centímetros, como é feita no caso da cesariana.