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Nutri Shop Adviser

Conte com o nosso apoio, quando for fazer as suas compras

Comer ou não comer, eis a questão... não é difícil cair neste drama, muito ao estilo Shakespeariano, quando nos deparamos com a imensidão de alimentos que nos rodeiam no supermercado.
Com o aumento da oferta alimentar, o supermercado é cada vez mais um mundo desconhecido e cheio de pontos de interrogação. Muitas vezes nas consultas de nutrição surgem dúvidas sobre o que comprar, o que de facto é realmente saudável, e qual a linha que separa um marketing e publicidade cheio de alegações traiçoeiras do que é realmente mais adequado à nossa alimentação.

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À medida que percorremos os corredores do supermercado debatemo-nos com escolhas, somos confrontados com as tais técnicas de marketing cheias de subtilezas, que nem sempre correspondem às opções mais saudáveis e conscientes. Se é verdade que as superfícies comerciais e a indústria alimentar têm intensificado esforços para fornecer cada vez mais informação sobre os produtos que disponibilizam, a realidade é que nem sempre essa informação é clara e acessível a todos.

Com certeza já se perguntou, que tipo de pão devo consumir? Que iogurtes comprar? Devo optar pela versão light? Os produtos light serão de facto mais saudáveis? Na verdade as respostas dependem muito do produto que estamos a falar e essa não uniformidade de respostas tornam o desafio ainda maior.

Alimentos sem glúten, alimentos light, sem açúcar, magros… são milhares de produtos… sabe-se hoje em dia que uma alimentação adequada é a chave para a manutenção de uma vida saudável. Podemos assumir então que a prevenção de doenças começa na visita ao supermercado.

No que diz respeito aos rótulos dos alimentos, a situação parece não melhorar. Muitas vezes são verdadeiros quebra-cabeças, que parecem só estar acessíveis a verdadeiros especialistas em nutrição.

Quando o assunto envolve nutrição infantil, ainda mais importante é estar esclarecido sobre os alimentos que se opta. Embalagens com desenhos animados, oferta de brindes, muitas vezes surgem como estratégias que apenas levam à aquisição de alimentos que de saudáveis têm muito pouco, e que são verdadeiras bombas-relógio do que diz respeito à obesidade infantil e outras doenças associadas. Sabia que em média, uma criança de 7 anos já consumiu mais açúcar que os seus avós de 70 anos? Esse facto ocorre porque o açúcar na maioria das vezes encontra-se camuflado nos alimentos, tais como, refrigerantes, sumos, ketchup, lasanhas, cereais de pequeno-almoço, entre muitos outros…

É realmente de extrema importância que na altura de tomar decisões no supermercado, o faça de forma consciente e informada. Para que tome as melhores opções que vão influenciar ativamente o estado da sua saúde e a da sua família, assim como a prevenção ativa de doenças.

Na clínica MyMoment, conscientes da importância de seguir uma alimentação saudável, equilibrada e completa e da dificuldade que acarreta uma simples visita ao supermercado, colocamos ao dispor dos nossos pacientes um serviço de nutritional shop adviser e aconselhamento alimentar. O serviço consiste numa visita com duração aproximada de 1 hora a um supermercado nas imediações da clínica. Nesta visita serão dadas dicas, instruções de educação alimentar e ferramentas que permitam a autonomia na escolha de alimentos saudáveis, nutritivos e económicos. Desta forma, assumiremos o compromisso de proporcionar a si e à sua família, o conhecimento para que possa fazer escolhas conscientes e baseadas naquilo que são as premissas de uma vida saudável. Apenas escolhas adequadas se traduzirão em refeições saudáveis e equilibradas.

Dra. Sofia Tomás

Licenciada em Nutrição pela Universidade Atlântica, com um Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

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Perguntas Frequentes

A visita poderá durar de 60 a 90 minutos, consoante as dúvidas e necessidades do paciente.

Informação generalizada sobre as qualidades nutricionais dos alimentos por grupo alimentar; benefícios e desvantagens de alimentos específicos; informação sobre alimentos com capacidade preventiva de patologias; interpretar marketing nutricional; alimentação infantil; gestão da dispensa alimentar; truques e dicas; leitura e comparação de rótulos e realização de escolhas inteligentes. No entanto o serviço pode ser personalizado consoante o interesse do paciente.

Pode ser mais generalista, apresentando os prós e contras dos produtos básicos da nossa alimentação, ou mais pormenorizada, quando se associa à prevenção ou tratamento de uma patologia específica, como por exemplo no caso de diabéticos ou doentes celíacos. Em qualquer dos casos a visita começará por onde o paciente desejar.