Menu
  • info@mymoment.pt
  • 21 894 94 94

Massagem desportiva

Uma massagem terapêutica...

A massagem terapêutica é uma das formas mais antigas de terapia manual, estimando-se que a sua prática sistematizada se tenha iniciado há mais de 5000 anos, na China e na Mesopotâmia. Os métodos atuais de massagem derivam principalmente da massagem sueca, desenvolvida por Henrik Ling, um sueco que visitou a China no século XIX.

A massagem terapêutica é uma das componentes da intervenção do fisioterapeuta e tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar físico e psicológico. Consiste num conjunto de técnicas manuais e de manipulações dos tecidos moles do corpo, através de movimentos tais como: deslizar, rolar, amassar, pressionar e percutir que têm finalidades terapêuticas restaurar ou preservar a integridade do sistema músculo-esquelético, maximizar a função e a recuperação, minimizar a incapacidade e melhorar a qualidade de vida. A massagem Terapêutica é uma massagem realizada apenas com o recurso à utilização das mãos do terapeuta, excluindo todo e qualquer tipo de máquina ou aparelho.

Ver mais

A massagem desportiva pode ajudar a incrementar a performance do atleta ou praticante de exercício físico pois contribui para reduzir a formação de nódulos/contraturas musculares, aliviar a tensão muscular e remover qualquer aderência no interior do músculo ou entre estruturas adjacentes.

Neste caso, a principal diferença entre a massagem terapêutica e desportiva é que a massagem desportiva é aplicada com maior incidência na localização (área a tratar) e na pressão exercida, podendo ser ligeiramente dolorosa mas apenas no momento da sua aplicação.

Perguntas Frequentes

A massagem é uma forma excelente para relaxar o corpo e a mente e proporcionar um alívio para o stress e tensões diárias, bem como para aliviar algo incómodo como, por exemplo, as dores e tensões musculares diversas, dores de cabeça, torcicolos, problemas circulatórios, entre outros.
Em situações agudas de dor ou tensão - ou seja, situações que são caracterizadas pelo início súbito e recente da sintomatologia, que pode variar entre alguns minutos, até semanas - conseguem-se obter inúmeros benefícios, bem como o alívio imediato.
Em situações crónicas - ou seja, situações de evolução lenta e duração prolongada por vários meses - a massagem terapêutica é também recomendada, minimizando o desconforto associado à condição.

Sim. Pessoas de todas as idades podem beneficiar de uma massagem terapêutica quando realizada por um profissional qualificado. Contudo, em pessoas com deficiência, grávidas e em tratamentos de determinadas condições médicas, devem ser tomadas algumas precauções especiais.
A massagem terapêutica pode também ser aplicada em apenas uma determinada zona do corpo, consoante as queixas, a sintomatologia e os objetivos de tratamento da pessoa, ou continuamente em todo o corpo.

A massagem terapêutica é executada de acordo com as necessidades de cada utente e tem em conta fatores como a idade, estrutura e condição física. Dentro de vários benefícios e vantagens da massagem, destacam-se os seguintes:
- Aumento da circulação sanguínea e o transporte de oxigénio e nutrientes para os músculos;
- Aumento da circulação linfática melhorando o funcionamento do sistema imunitário;
- Relaxamento muscular, aliviando a tensão;
- Diminuição da dor;
- Eliminação de produtos do metabolismo, principalmente o ácido láctico, aliviando as cãibras;
- Entre outros benefícios tanto físicos como psicológicos.