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Engordar - hipertrofia muscular

Ganhar peso, ganhar músculo

As dietas para ganho de peso podem parecer um sonho para qualquer pessoa: comer o que quiser, como quiser, quando quiser…

No entanto, as coisas não são assim tão simples, e por vezes a capacidade de engordar para atingir um peso saudável é um desafio bem maior do que se pensa.

Para muitas pessoas é difícil imaginar, mas na maior parte das vezes é mais difícil engordar do que emagrecer.

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Quando se pretende engordar, vêm à cabeça muitas ideias: “vou experimentar comer  fast food durante um mês! Assim eu devo finalmente engordar”. Esta ideia não podia estar mais errada, pois ao ingerir esse tipo de alimentos iria aumentar o peso à custa de um aumento da massa gorda tendo como consequência todos os riscos para a saúde que isso acarreta. Seguir uma dieta desse tipo, à base de alimentos calóricos não saudáveis, pode não se traduzir num aumento real do peso, mas sim na acumulação de gordura nos locais errados, nomeadamente na zona visceral (à volta dos órgãos vitais). O ideal será, portanto, comer quantidades maiores de alimentos saudáveis e aumentar a ingestão de proteína que ajuda a incrementar a massa muscular, aumentando o volume de massa magra, deixando o seu corpo mais definido e com formas mais agradáveis.

Não é só o excesso de peso e a obesidade que têm impacto negativo na saúde, também o baixo peso pode ter implicações nefastas para a saúde, como por exemplo, anemia, osteoporose, problemas de pele, perda muscular, confusão mental, fadiga e aparência cansada. Torna-se essencial então, para que tenha mantenha o seu estado de saúde, a manutenção de um peso adequado ao seu sexo, estatura e idade.

Pode haver várias causas para estar abaixo do peso, como por exemplo a existência de transtornos hormonais, anorexia e bulimia, stress, hipertiroidismo, patologias inflamatórias gastrointestinais, tuberculose, cancro, hábitos alimentares inadequados, distância prolongada entre refeições, seleção inadequada de alimentos e atividades físicas demasiado extenuantes.

Importância da Dieta Hipercalórica

Uma dieta hipercalórica é obrigatória para quem quer ganhar peso, pois só ganha peso se cumprir uma dieta com mais calorias do que você gasta no seu dia-a-dia. É tão importante que deve ser o seu primeiro e principal cuidado no seu dia-a-dia para o processo de ganho de peso. Uma dieta hipercalórica ideal deve rondar as 3500 a 4000 kcal diárias, no entanto esses valores, é claro, variam de acordo com o seu tipo de metabolismo. Hoje é sabido que pessoas com dificuldade para engordar têm um metabolismo mais acelerado, gastando mais energia para fazer as mesmas atividades do que uma pessoa sem dificuldade para ganhar peso. O ideal será acrescentar de 500 a 1000 calorias às suas necessidades metabólicas basais específicas dividindo a sua dieta em 6 refeições no dia (sendo fundamental reparti-las de 3 em 3 horas). O ganho de peso gradual é sempre aconselhável. Um aumento de 500 calorias por dia pode resultar no ganho de meio quilo por semana. O objetivo deve ser atingir a um peso ideal de acordo com a idade, sexo e estatura. Reconstruir os tecidos do corpo, manter um bom estado nutricional e manter o peso ideal são algumas razões pelas quais ganhar peso é importante.

Aliado a uma alimentação hipercalórica equilibrada e saudável é fundamental a realização de boas horas de sono. Durante o sono, há um aumento da síntese proteica por parte do nosso corpo (período anabólico por excelência), esse aumento traduz-se no incremento da massa muscular, promovendo por isso o aumento do peso de forma saudável.

É também fundamental ter paciência e não desistir do objetivo de ganhar peso. Normalmente, após alguns meses é possível notar mudanças no peso. Qualquer dieta para ganhar peso somente tem efeito quando é realizada com disciplina.

Na clínica MyMoment temos ao seu dispor o serviço de acompanhamento para ganho de peso e hipertrofia muscular, integrado na consulta de nutrição. Marque a sua consulta e comece desde já a traçar o caminho que permitirá atingir as suas metas de peso saudável.

Perguntas Frequentes

Não, muito pelo contrário. Para que possa engordar, ou seja aumentar a sua massa magra ou muscular, é essencial a prática de exercício físico. Optando preferencialmente por exercícios de força/musculação que estimulam o crescimento de massa muscular, contribuindo assim para o aumento do peso. Importantíssimo será as refeições pós treino, que devem ser adequadas para que ocorra crescimento muscular.

Os suplementos alimentares em determinados casos, podem contribuir para o aumento do peso, em particular nos atletas ou praticantes de exercício físico. No entanto esse recurso deve ser feito apenas com acompanhamento do médico ou de um nutricionista, e com cautela. É importante não consumir nenhuma substância/suplemento sem consulta de um profissional.

Na clínica MyMoment proporcionamos aos nossos pacientes as soluções mais adequadas às suas necessidades, tendo em conta os últimos avanços científicos na área. Oferecemos soluções personalizadas adaptadas ao seu estilo de vida e preferências alimentares. O cumprimento dos seus objetivos são o nosso principal foco de atenção e a nossa maior prioridade.