Menu

Dieta detox

Elimine as toxinas do seu corpo

A chamada dieta detox está na moda, sendo várias as figuras públicas que já se renderam a esta prática. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem realmente esta dieta e seus verdadeiros benefícios.

Antes de mais convém esclarecer que a dieta detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a eliminação de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde essas toxinas mais se acumulam e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acumulo das mesmas. Trata-se de um processo biológico que visa eliminar substâncias tóxicas do organismo transformando estas substâncias lipossolúveis (que possuem afinidade com a gordura) em substâncias hidrossolúveis (que tem afinidade com a água) para que sejam eliminadas pela urina ou pela bílis. A perda de peso acaba por ser uma consequência natural do detox, pois um corpo mais desintoxicado faz com que o metabolismo se torne mais eficiente, prevenindo o acumular das inestéticas gorduras.

Ver mais

 

De entre os benefícios da dieta detox destacam-se a melhoria:

  • Da saúde intestinal, essencial na manutenção do sistema imunitário e digestivo;
  • Do funcionamento do fígado, importante na manutenção de outros órgãos vitais, como os rins, que também têm o seu funcionamento melhorado;
  • Do estado da pele, órgão que reflete como nosso organismo está por dentro. Nomeadamente, uma pele manchada ou com acne pode significar excesso de toxinas acumuladas;
  • Do estado do cabelo e unhas, algumas vitaminas são essenciais para a manutenção dos mesmos.

Além disso, a dieta detox:

  • Auxilia na prevenção da hipertensão, hipercoleterolemia e diabetes;
  • Tem como consequência a perda ou a manutenção de peso de forma mais eficaz.

A dieta detox deve ser o primeiro passo para iniciar a sua mudança, alcançando o bem-estar e ajudando a que atinja os objetivos de perda ou manutenção de peso.  A dieta detox  não deve ser feita sem o acompanhamento e orientação de um nutricionista, pois a detox feita de forma errada pode comprometer a sua saúde.

Consulte os profissionais especialistas da clínica MyMoment e inicie hoje mesmo.

Dra. Sofia Tomás

Licenciada em Nutrição pela Universidade Atlântica, com um Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Ver mais

Perguntas Frequentes

A dieta detox é recomendada a pessoas com dificuldades em emagrecer ou manter o peso, que se sintam inchadas sem motivo aparente, com perturbações do sono, que sofrem com dores de cabeça e alta fadiga, fazendo com que no final do dia a pessoa se sinta cansada e sem ânimo. Também é recomendada a pessoas que apresentem cabelos e pele fraca e sem vida.

Todas as substâncias que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células, entre as “toxinas” que mais consumimos estão: as gorduras (principalmente saturadas), os açúcares e os aditivos alimentares, encontrados em alimentos industrializados.
Também são considerados “toxinas”: a lactose, o glúten e a clara do ovo, por serem altamente alergénicos.

A detox tem como objetivo limpar o organismo de toxinas e melhorar o seu funcionamento.
Para isso devem ser retirados da dieta alimentar durante a detox: carnes vermelhas e frango, fritos, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante, entre outros.
São incluídas preparações naturais e com ingredientes orgânicos com muitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, etc.
São alimentos permitidos durante a detox: arroz integral, hortícolas, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes).

Durante a detox, e após a mesma é indicada a suplementação de alguns nutrientes e de micro-organismos para a reposição da flora intestinal.

A detox deve ser feita por no máximo 7 a 10 dias, período após o qual se deve continuar uma dieta equilibrada e saudável.