Menu

Acupuntura

A Medicina Chinesa no tratamento de diversas patologias

A Acupuntura é um dos ramos terapêuticos da medicina tradicional chinesa, um sistema médico que surgiu na China há mais de 4000 anos e que recorre à inserção de agulhas em pontos específicos do corpo para restaurar o equilíbrio energético do paciente, e assim melhorar o seu estado de saúde física, mental e emocional.

A acupuntura assenta na teoria de que o corpo humano possui um conjunto de canais (meridianos) que distribuem a energia vital (Chi ou Ki) pelo corpo, permitindo que todas as funções fisiológicas se realizem de forma harmoniosa, para que se mantenha a homeostasia orgânica e consequentemente se mantenha a saúde.

Ver mais

Esta harmonia depende também do equilíbrio entre yin e yang, duas forças opostas mas que se complementam e equilibram entre si.

Quando ocorre um bloqueio, diminuição ou excesso de energia, surge um desequilíbrio no sistema energético do corpo, que pode originar sintomas ou doenças.

Numa primeira sessão de acupuntura, é realizada uma anamnese para conhecer o historial clínico do paciente e quais as suas queixas, de forma a determinar o tratamento mais eficaz a aplicar.

De forma geral, o tratamento é aplicado recorrendo à inserção das agulhas, com o paciente confortavelmente deitado, de forma a que os benefícios e relaxamento proporcionado pelo tratamento possam ser sentidos da melhor forma pelo paciente. As sessões têm a duração média de 60 minutos e podem ser repetidas de uma a três vezes por semana, consoante o caso.

A OMS reconhece e recomenda a acupuntura para uma variada lista de patologias, dada a sua eficácia e ausência de efeitos secundários indesejáveis.

Diagnóstico e Acupuntura Ryodoraku

Na clínica MyMoment, temos como objectivo que se sinta bem física, mental e emocionalmente, disponibilizando-lhe tratamentos de acupuntura Ryodoraku, um sistema de acupuntura japonês desenvolvido na universidade de Kyoto, e que baseia o seu diagnóstico na medição da corrente eléctrica (energia) dos meridianos e do sistema nervoso autónomo com recurso a um aparelho (neurometer), o que permite um diagnóstico mais objectivo e tratamento mais eficaz.

Este diagnóstico é amplamente utilizado no Japão, quer por acupuntores quer por médicos em meio hospitalar, para determinar o estado de saúde geral dos pacientes e perceber o estado da sua energia vital.

 Acupuntura e Emagrecimento

Cada vez mais disseminada no mundo ocidental, a acupuntura é vista por muitos como uma mais-valia na área estética e médica, dada a sua eficácia e ausência de efeitos secundários indesejáveis.

A acupuntura é utilizada eficazmente no controlo da ansiedade presente numa dieta de emagrecimento, bem como para estimular o correcto funcionamento do metabolismo orgânico e controlo do apetite, tornando mais fácil para o paciente controlar os seus desejos alimentares que em muitos casos atrasam o aparecimento dos resultados pretendidos. Permite também diminuir níveis de stress e através de tratamentos específicos potenciar os resultados pretendidos acelerando a perda de peso e redução de massa gorda localizada, estimulando uma maior tonicidade e firmeza dos tecidos.

Em conjunto com um aconselhamento nutricional, bem como com outros tratamentos de emagrecimento, a acupuntura pode ser utilizada para que se sinta no seu melhor durante as várias etapas até atingir os seus objectivos.

Acupuntura e Saúde

A acupuntura é reconhecida pela OMS no tratamento de mais de uma centena de patologias dada sua eficácia, sendo utilizada com sucesso em várias situações clínicas.

Destaca-se na melhoria de condições dolorosas, como cefaléias e enxaquecas, dor ciática, lobalgias, tendinites e dores articulares. Mas também na melhoria de várias patologias como quadros asmáticos e alérgicos, ansiedade e depressão, problemas gastrointestinais e dermatológicos.

A análise do quadro clínico de cada paciente é essencial, dado que o tratamento é individualizado e aplicado consoante o caso específico do paciente para a obtenção dos melhores resultados.

Perguntas Frequentes

Não, a acupuntura é realizada com agulhas muito finas, aproximadamente com a grossura de um fio de cabelo, não sendo por isso dolorosa. Em algumas situações pode no entanto surgir algum desconforto, ou sensação de picada, mas que desaparece rapidamente. Se o paciente tiver medo de agulhas, deverá comunicá-lo ao acupuntor a fim de este apresentar alternativas ao tratamento, através da utilização de electro-estimulação, por exemplo.

Uma sessão de tratamento dura em média 60 minutos.

A acupuntura faz uma abordagem personalizada de cada indivíduo e situação clínica, logo o número de sessões pode variar com a questão a tratar e o estado de saúde geral do paciente.

Os resultados obtidos poderão ser ou não definitivos mediante a questão a tratar. Dado que o corpo humano é uma unidade dinâmica e em constante mudança, em casos que necessitem de maior acompanhamento, recomenda-se a realização de sessões de manutenção após terem sido atingidos os resultados pretendidos, para que se possa prolongar os efeitos benéficos do tratamento realizado.

A acupuntura é indicada a qualquer pessoa que procure melhorar o seu nível de saúde e bem-estar, ou que pretenda uma abordagem da saúde mais holística e sem efeitos secundários indesejáveis.

A acupuntura pode ser utilizada com grande segurança nas diversas fases da vida e o tratamento adaptado às mais variadas situações clínicas, no entanto se for portador de algum implante eléctrico ou electrónico (como por exemplo um pacemaker) deverá informar o acupuntor desta situação, para que sejam tomados os cuidados necessários durante o tratamento. O tratamento a grávidas é avaliado consoante o caso, para determinar se pode ou não ser aplicado em segurança.