Menu

Nariz

A rinomodelação é uma técnica para melhorar a forma do seu nariz

Está descontente e sente complexos com o seu nariz, mas tem receio das invasivas cirurgias plásticas?

Foi submetido a uma rinoplastia e gostaria de melhorar ainda mais o resultado da sua cirurgia? Na clínica MyMoment temos ao seu dispor um procedimento não cirúrgico que permitirá, em casos selecionados, corrigir essas deformidades nasais que tanto constrangimento social e psicológico pode causar, a rinomodelação.

Ver mais

O nariz, cujas proporções estéticas têm sido estudadas desde a antiguidade, por ser um elemento central da face, tem grande influência na harmonia da mesma. Por ter uma estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças, etnias e entre indivíduos.

A rinomodelação é uma técnica de bioplastia que permite corrigir ligeiras a moderadas deformidades nasais, congénitas e adquiridas, de forma rápida e sem necessidade de cirurgia. Graças à rinomodelação é possível melhorar o aspeto da pirâmide nasal de forma incrivelmente natural, variando os ângulos nasais, tanto o nasofrontal como o nasolabial, tal como retificar o dorso (que pode ser demasiado baixo ou largo, ou ainda conter a inestética “bossa”) e a ponta do nariz.

Através da rinomodelação é possível resolver o problema do rinofima, condição caracterizada por um aspeto inchado, bulboso e grosseiro, causado por uma infiltração granulomatosa originada pela progressão da acne rosácea.

A rinomodelação consiste, basicamente, em deslocar os segmentos nasais através da introdução de materiais biocompatíveis em pontos concretos do nariz, o que permite conseguir uma maior beleza sem necessidade de recorrer à cirurgia.

A rinomodelação é sem dúvida cada vez mais procurada por homens e mulheres que pretendem melhorar o aspeto do seu nariz, especialmente a partir dos 20 anos. A vantagem desta técnica é que não se trata de um procedimento cirúrgico, confere uma grande naturalidade e permite que o paciente continue a conservar a sua imagem sem grandes mudanças, mas com muito mais harmonia e beleza.

É feita com ácido hialurónico, um gel que permite moldar e elevar os tecidos, condições essenciais para um bom implante nasal. Pode ser utilizado o Restylane Perlane ou Restylane Sub-Q, dependendo do grau e localização do problema, estes produtos de excelência e de extrema segurança são fabricados pela Galderma, empresa líder no mercado mundial em preenchimentos.

Apesar de ser produzido laboratorialmente, o ácido hialurónico é um componente natural da derme, neste sentido, não causa alergias e dispensa exames prévios. É um composto aprovado pelo Infarmed, para aplicação ao nível da medicina estética. A duração do preenchimento é de aproximadamente um a dois anos, sendo necessária nova aplicação após esse período.

É um procedimento indolor, uma vez que usa o recurso a anestesia local ou tópica. O paciente fica confortavelmente reclinado enquanto o ácido hialurónico é cuidadosamente injetado nas zonas do nariz a corrigir, após a injeção é realizada uma suave massagem pelo médico para que o produto adquira a forma desejável. A rinomodelação pode ser feita numa única sessão ou, se necessário, ser completada uma semana mais tarde, para aperfeiçoamento da modelação nasal.

Através da rinomodelação é possível resolver casos de narizes com a ponta caída, causadas pelo natural pro­cesso de envelhecimento, por deformidade anatómica ou retra­ção do perfil perioral devido a vá­rias extrações dentárias. Neste caso a técnica baseia-se no preenchimento da base do nariz e pela elevação e definição da ponta na­sal.

Nos casos de narizes com “bossas”, causadas pela existência de uma raiz nasal baixa, a correção desse desequilíbrio é feito pelo preenchimento da raiz nasal, criando assim uma linha harmoniosa e esteticamente equilibrada.

E em casos de pequenos defeitos com consequentes assimetrias, a técnica passa pelo preenchimento das áreas mais deprimidas com a correção do efeito luz-sombra.

Na clínica MyMoment a rinomodelação é aplicada por cirurgiões plásticos e médicos dermatologistas experientes, credenciados e devidamente treinados em procedimentos de medicina estética. Desta forma é possível garantir os melhores resultados à distância de um procedimento.

Nem todas as deformidades nasais podem ser corrigidas através da rinomodelação pelo que é aconselhável passar por uma consulta de avaliação prévia. Marque a sua consulta de avaliação na clínica MyMoment e conheça qual o procedimento adequado ao seu caso. Acabe uma vez por todas com os complexos e consiga o aspeto com que sempre sonhou.

Perguntas Frequentes

Pela segurança do procedimento é possível realizá-lo assim que se atinge a maioridade. No entanto poderá haver exceções que devem ser devidamente avaliadas pelo médico.

Nem todos os pacientes são candidatos a esta técnica. Com o aconselhamento e avaliação por parte da nossa experiente equipa médica poderá descobrir qual o procedimento mais indicado ao seu caso. Um correto diagnóstico permitirá atingir resultados espetaculares com o mínimo desconforto.

Sim, poderá inclusivamente realizar o procedimento durante a hora de almoço. O regresso à vida socioprofissional é imediato, pois é um procedimento que não necessita de qualquer período de recuperação.

Não, o ácido hialurónico, utilizado na rinomodelação, é uma substância que pelas suas características vai sendo lentamente absorvido pelo organismo. A sua duração é de aproximadamente um a dois anos, após esse período para manter o resultado deverá realizar novo procedimento.

Sim. O nosso organismo produz naturalmente este ácido, com o processo de envelhecimento, vamos perdendo a capacidade de o produzir, perdendo o volume natural característico da juventude. Por ser uma substância naturalmente presente no organismo, este não reage contra a presença do mesmo, não causando qualquer reação alérgica ou rejeição ao produto.

A rinomodelação é um procedimento médico realizado com recurso a anestesia local ou tópica, assim sendo é um procedimento totalmente indolor.

O procedimento demora aproximadamente 15 minutos, no entanto depende sempre do tipo de correção em questão. Durante o procedimento a paciente está acordada, podendo por isso acompanhar a realização do tratamento, contribuído para melhores níveis de satisfação com o resultado final.

Deverá procurar uma clínica devidamente certificada para a realização do procedimento. Deverá suspender a toma de anticoagulantes e eventualmente de anti-inflamatórios não esteróides.

É aconselhável fazer aplicação de gelo após o procedimento, pois poderá surgir um normal inchaço temporário. Também não é recomendado a exposição solar direta e prolongada. No entanto o paciente poderá fazer a sua vida habitual sem qualquer limitação.

Após passar o inchaço e estabilização do produto no organismo, este atinge o seu aspeto final. Normalmente ao fim de uma semana.