Menu

Preenchimento de olheiras

Corrigir a depressão na zona das olheiras

Os olhos são talvez a região com maior destaque quando se analisa o rosto de uma pessoa.

Há quem refira que transmitem mais que palavras e que são um reflexo inato das nossas emoções. Um olhar sem olheiras transmite vivacidade e energia. Mas... e quando as olheiras persistem em ser um incómodo?

Ver mais

As olheiras, cientificamente chamadas de hiperpigmentação periorbital, são caracterizadas pelo escurecimento, inchaço ou depressão da parte inferior dos olhos, que confere à pessoa um ar cansado, envelhecido e sem vivacidade. Podem ser disfarçadas com maquilhagem, no entanto essas soluções nunca demonstram grande eficácia, surgindo a necessidade de soluções mais eficientes e satisfatórias.

São várias as causas que caracterizam o aparecimento das olheiras. A causa com mais impacto é sem dúvida a hereditariedade, seguida da má circulação sanguínea que torna a pele das pálpebras inferiores azulada, arroxeada ou até esverdeada. Noites mal dormidas, alergia respiratória, stress, abuso de sal, fumo e álcool são outros fatores que agravam o quadro. Têm influência racial, pois quanto mais alto o fototipo (coloração da pele) maior a ocorrência das olheiras. Na clínica MyMoment podemos ajudá-lo a livrar-se desse tormento, através dum simples procedimento, o preenchimento com ácido hialurónico.

O preenchimento de olheiras é cada vez mais procurado por homens e mulheres que pretendem melhorar o aspeto do seu rosto, especialmente a partir dos 30 anos, idade no qual o problema tende a agravar tornando-se mais evidente. O tratamento é feito com ácido hialurónico, um gel que permite preencher a zona escurecida com depressão abaixo dos olhos. O ácido hialurónico é considerado um produto de extrema segurança na utilização em preenchimentos cutâneos e, por isso, tem sido o “filler” mais utilizado no mercado. O sucesso dos preenchimentos com ácido hialurónico deve-se ao facto de serem um produto muito seguro e que proporciona resultados extremamente naturais.

Apesar de ser produzido laboratorialmente, o ácido hialurónico é um componente natural da derme, neste sentido, não causa alergias e dispensa exames prévios. É um composto aprovado pelo Infarmed, para aplicação ao nível da medicina estética. A duração do preenchimento ronda os 12 meses, sendo necessária nova aplicação após esse período.

É um procedimento indolor, uma vez que usa o recurso a anestesia local ou tópica. O paciente fica confortavelmente reclinado enquanto o ácido hialurónico é cuidadosamente injetado na parte inferior dos olhos. Após a injeção é realizada uma suave massagem pelo médico para que o produto adquira a forma desejável.

Na clínica MyMoment o preenchimento de olheiras com ácido hialurónico é aplicado por cirurgiões plásticos e médicos dermatologistas experientes, credenciados e devidamente treinados em procedimentos de medicina estética. Desta forma é possível garantir os melhores resultados à distância de um procedimento.

Antes de procurar um tratamento para as olheiras, é importante avaliar qual é a sua causa, para que possa fazer o tratamento mais eficaz.

Marque a sua consulta de avaliação na clínica MyMoment e conheça as armas anti-olheiras que dispomos e qual o procedimento adequado ao seu caso. Acabe uma vez por todos com esse ar cansado característico das olheiras e recupere a vivacidade do seu olhar.

Dra. Mara Fragomeni

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (São Paulo, Brasil), em 1990.

Posteriormente teve diversas formações adicionais.

Até 2007 desenvolveu a sua prática clínica profissional, no sector público e privado, no Brasil. Desde então desenvolve a sua actividade em Portugal, em diversas entidades do sector privado, sendo a médica responsável pelos tratamentos de Anti-aging, Dermatologia e Rejuvenescimento, na Clínica MyMoment

Ver mais

Perguntas Frequentes

Pela segurança do procedimento é possível realiza-lo assim que se atinge a maioridade. No entanto poderá haver exceções que devem ser devidamente avaliadas pelo médico.

Não, além de poder ser um procedimento reversível, em casos em que a pessoa não está satisfeita com o resultado, uma correta aplicação irá conferir um ar o mais natural possível, sem papos ou outras deformidades de volume.

Não, o ácido hialurónico, utilizado no preenchimento, é uma substância que, pelas suas características vai sendo lentamente absorvido pelo organismo. A sua duração é de aproximadamente um a dois anos, sendo que após esse período para manter o resultado deverá realizar novo procedimento.

Sim. O nosso organismo produz naturalmente este ácido, mas com o processo de envelhecimento, vamos perdendo a capacidade de o produzir, perdendo o volume natural característico da juventude. Por ser uma substância integrante do organismo, este não tem a capacidade de reagir contra a presença do mesmo, não causando qualquer reação alérgica ou rejeição ao produto.

O preenchimento de olheiras é um procedimento médico realizado com recurso a anestesia local ou tópica, assim sendo é um procedimento totalmente indolor.

O procedimento demora cerca de 30 minutos, no entanto depende sempre da profundidade das olheiras em questão.

Deverá procurar uma clínica devidamente certificada para a realização do procedimento. Deverá suspender a toma de anticoagulantes e eventualmente de anti-inflamatórios não esteróides.

É aconselhável fazer aplicação de gelo nas primeiras 24 horas após o procedimento, pois poderá surgir um normal inchaço temporário. Também não é recomendado a exposição solar direta e prolongada. No entanto o paciente poderá fazer a sua vida habitual sem qualquer limitação.

Após passar o inchaço e estabilização do produto no organismo, este atinge o seu aspeto final. Normalmente ao fim de uma semana.