Menu
  • info@mymoment.pt
  • 21 894 94 94

Factores de crescimento

Estimular a regeneração celular

Com o passar do tempo, o tecido celular subcutâneo, os músculos e os ossos produzem alterações que levam ao envelhecimento natural e progressivo.

A perda de colagénio e elasticidade da pele é uma das consequências, no entanto esta perda poderá ser ainda mais agravada por fatores externos como o stress, a exposição direta ao sol, a má alimentação e o sedentarismo, contribuindo para o envelhecimento precoce e mais acentuado.

Ver mais

Uma das formas de reverter muitas dessas alterações passa pela utilização de fatores de crescimento do próprio paciente. O tratamento com fatores de crescimento estimula a regeneração e reprodução celular sendo muito útil em tratamentos de rejuvenescimento facial, proporcionando uma pele renovada, hidratada e com boa elasticidade.

O tratamento com plasma rico em fatores de crescimento consiste em aplicar proteínas potenciadoras do crescimento celular do próprio paciente em diferentes áreas do rosto para favorecer o seu rejuvenescimento. Por ser feito com proteínas do próprio paciente é um tratamento 100% biocompatível, seguro e eficaz. É realizado, em ambiente estéril, recolhendo-se de uma pequena quantidade de sangue do paciente (10-20 ml), que é posteriormente submetido a um processo laboratorial simples de separação das plaquetas, por centrifugação, tendo importantes funções a nível da hemóstase (paragem de hemorragias), regeneração dos tecidos lesionados e cicatrização. As plaquetas possuem proteínas e fatores de crescimento celular, que estimulam a reprodução e crescimento das células, aumentando a capacidade de vascularização e formação de novos vasos sanguíneos, induzindo o crescimento epitelial, e consequentemente a produção de colagénio e elastina indispensáveis a uma pele luminosa e saudável.

Este tratamento está indicado para a pele do rosto e do pescoço bem como para as rugas de expressão, a zona das maçãs do rosto, os lábios, os sulcos nasogenianos e olheiras.

Não se tratando de uma técnica de preenchimento, o plasma vai concentrar-se na zona a tratar e estimular o crescimento de um tecido de enchimento autólogo. Esta técnica não é incompatível com as injeções de preenchimento com ácido hialurónico podendo mesmo ser complementar. Não existem contraindicações formais para a sua realização.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Farmácia veio concluir que a utilização de fatores de crescimento para fins estéticos tem efeitos seguros e eficazes nos pacientes. Concluiu-se que 78,6% dos voluntários apresentaram melhorias estatisticamente significativas no aspeto envelhecido e houve um aumento de 37% e 27% na produção de colagénio novo e no espessamento da pele, respetivamente. Os resultados de alguns estudos clínicos demostram os seus efeitos benéficos na terapia de antienvelhecimento.

Desde meados da década de 90, o gel de plaquetas tem sido usado nas áreas de cirurgia oral, reconstrutiva oral, maxilo-facial e procedimentos de reconstrução para implantodontia, visando acelerar as feridas cirúrgicas e a regeneração óssea. Recentemente, estudos têm demonstrado benefícios do plasma rico em plaquetas em outras áreas da medicina como, por exemplo, problemas músculo-esqueléticos e articulares.

Perguntas Frequentes

É uma técnica ambulatorial simples, baseada na aplicação intradérmica de plasma rico em plaquetas para ativar de forma natural as funções do fibroblasto (célula responsável de determinar a estrutura e a qualidade da pele). Permite renovar as células da pele de dentro para fora.

Recomenda-se este tratamento a partir dos 30 anos, idade na qual a pele começa a perder seu poder de regeneração ou simplesmente quando os sinais de envelhecimento começam a ser mais visíveis. Pode aplicar-se tanto como tratamento preventivo numa pele jovem como restaurador numa pele envelhecida.

Eliminação de rugas, tratamento da flacidez da cara e pescoço, eliminação de cicatrizes de acne, rejuvenescimento facial e regeneração da pele por queimaduras.

É um procedimento realizado em ambulatório através da obtenção de uma quantidade mínima de sangue do paciente, que depois é centrifugado, sendo selecionados os elementos sanguíneos que permitem obter o concentrado de fatores de crescimento. Estes, em contacto com a pele, agem sobre as células danificadas estimulando a sua regeneração. É aplicado um creme anestésico na região a ser tratada. Não é necessário recorrer a sedação. Após a sessão, que dura cerca de 20 a 30 minutos, o paciente pode retomar as suas atividades quotidianas.

O protocolo com plasma rico em plaquetas é específico para cada paciente em função do grau de envelhecimento e das características da sua pele.

Estão descartados os efeitos adversos pois o plasma rico em plaquetas é um preparado realizado com o próprio sangue do paciente, minimizando o risco de infeção, transmissão de doenças, evitando reações alérgicas e a formação de hematomas. É um tratamento 100% natural.

Por ser um método que utiliza material biológico do próprio paciente, isento de qualquer tipo de substâncias sintéticas, os riscos são praticamente nulos, não havendo até à data referência a complicações e/ou efeitos colaterais, desde que o mesmo seja realizado por um médico habilitado e em condições de assepsia adequadas.