Menu
  • info@mymoment.pt
  • 21 894 94 94

Peeling

Renovação da sua pele

É um dos procedimentos mais procurados para melhorar a aparência da pele.

A pele é composta pela epiderme, que é a camada externa, constituída por células responsáveis pela produção de queratina. A derme é a camada intermédia e nela são produzidas duas proteínas que sustentam a pele: o colagénio (confere firmeza) e a elastina (confere elasticidade). Apresenta duas camadas mais espessas: papilar e reticular. Separando as duas camadas, fica a membrana basal, responsável pela regeneração da pele.

Ver mais

A membrana basal continua pelos anexos da pele, como os folículos pilosos e glândulas e é responsável pela regeneração da pele após os peelings.

Os peelings são baseados na aplicação controlada, sobre a pele, de agentes químicos, com a finalidade de destruir parte ou toda a epiderme e parte da derme. Ao aplicar-se, cuidadosamente, esta solução química na pele, consegue-se melhorar a textura, dado que se remove as camadas externas da pele danificadas. Desperta um processo de regeneração e rejuvenescimento dos tecidos destruídos, através de uma correcta reconstrução biológica, epidérmica e dérmica que produz, em geral, uma pele com melhor qualidade, mais macia, lisa, sem oleosidade ou imperfeições.

É um processo onde se obtêm melhorias subtis no início do tratamento e, que com a continuidade das sessões, observam-se resultados cada vez mais efetivos. Após o período normal de cicatrização, a pele ganha um tom rosado, conferindo-lhe uma aparência mais jovem e tratada. Quanto mais profundo é o peeling, mais eficazes são os resultados, no entanto a probabilidade de riscos de complicações, tais como, alteração temporária da coloração ou atraso na cicatrização, aumentam. O peeling na clínica MyMoment é realizado apenas por profissionais de saúde especializados, garantindo os mais elevados padrões de qualidade e segurança.

Os tratamentos são personalizados para cada paciente e devem ser iniciados com uma consulta, onde serão identificados os problemas e orientados eventuais exames que vão preceder o procedimento. Depois de uma ampla explanação, será escolhido o tipo de peeling a ser aplicado: superficial, médio ou profundo.

Peeling superficial

A combinação de substâncias químicas utilizadas neste peeling atinge apenas a camada epidérmica e é um procedimento muito seguro. Causa uma fina descamação, seca a oleosidade e estimula a renovação do colagénio que proporciona firmeza à pele. Como é um tratamento bastante suave, exige mais de uma sessão para obter resultados. É possível voltar às actividades normais no dia seguinte. No entanto, a pele pode ficar levemente vermelha e apresentar descamação, o que melhora em poucos dias.

Peeling médio

A combinação de substâncias químicas utilizadas neste peeling ultrapassa a camada mais superficial da pele destruindo toda a epiderme, parte ou totalmente a derme papilar e, por este motivo, requer mais cuidados e maior tempo de afastamento das actividades diárias. A descamação é mais intensa porque atinge as camadas mais internas da pele. São os mais eficazes para corrigir queratoses actínicas e a queratose seborreica.

Os peelings muito superficiais não precisam de preparação da pele, mas os médios poderão necessitar. São realizados com cremes, que vão condicionar a pele para que não apresente manchas no pós-peeling e para que cicatrize com mais facilidade. Esta fase tem uma duração que varia de 15, 30 a 60 dias.

Em geral, existe uma sensação de ardor aquando da sua aplicação, que diminui progressivamente sobretudo quando é realizada a neutralização (tamponamento) com soluções específicas ou com água.

Em ambulatório (ou seja, num gabinete, sem internamento) apenas se realizam os peelings superficiais e médios, que constituem a quase totalidade destes procedimentos.

Poderá ser necessária a realização de mais do que uma sessão para obtenção do resultado desejado e uma manutenção semestral ou anual pode ser aconselhada dependendo, uma vez mais, da situação clínica e do tipo de peeling utilizado.

Em mãos experientes e com o acompanhamento médico adequado, as complicações destes tratamentos são muito raras e tendem a ser mínimas, corrigidas facilmente quando ocorrem.

Os resultados obtidos dependem sempre da situação particular de cada pessoa e do problema a tratar, mas são normalmente muito gratificantes.

Segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, a utilização e peelings, em 2005, aumentou 43% comparativamente a 1992, com 1 milhão de intervenções.

Consulte a equipa médica da clínica MyMoment para dar início ao tratamento de peeling mais adequado para atingir os seus objectivos.

Perguntas Frequentes

Apenas um ardor ligeiro na aplicação, que vai desaparecendo progressivamente quando se neutraliza com soluções específicas.

Nos Peelings superficiais: um aclaramento da pele e ligeira descamação.
Nos Peelings médios: descamação da pele. Podem formar-se crostas superficiais. Se se hidratar bem a pele é facilmente camuflável com aplicação de uma base. 

Os preços dos peelings químicos dependem do tipo de peeling que seja mais indicado para o seu caso.

Pacientes com pele oleosa, acne, rugas superficiais a profundas, fotoenvelhecimento, anomalias pigmentares, ceratoses seborreicas superficiais, flacidez cutânea.

O número de sessões varia de acordo com a profundidade e patologia a ser tratada. Não existem retoques no peeling.

Tem a duração de 30 min a uma hora, dependendo do tipo peeling aplicado.

Nos peelings superficiais não. Nos médios, utilizamos anestesia tópica.

São tradicionalmente muito gratificantes, tendo em conta a pouca agressividade dos tratamentos.

Em mãos experientes, as complicações destes tratamentos são muito raras e tendem a ser mínimas e facilmente corrigíveis. 

É uma decisão pessoal do paciente. No entanto, é feita uma avaliação caso a caso e consoante o peeling aplicado, poderá se indicar com maior precisão o tempo necessário de recuperação, assim como a partir de que altura poderá retomar a aplicação dos seus cosméticos e maquilhagem habituais.

Evitar a exposição solar diretamente na face e utilizar somente cremes e sabonetes aconselhados por quem realizou o procedimento.