Menu

Ondas Acústicas

As ondas sonoras ao serviço da sua pele

A celulite é um problema que atinge sobretudo mulheres, mas também homens, sejam magros ou gordos, e que, com o passar do tempo, pode ver os seus efeitos agravados, se não forem tidos cuidados especiais.

A terapia das ondas acústicas é um tratamento médico-estético proveniente dos EUA, certificado pela FDA (Food and Drug Administration).

Ver mais

De acordo com a imprensa internacional este é o tratamento estético preferido da cantora Madonna e que está a conquistar o mundo com os meus resultados revolucionários. Essas ondas focam-se somente na região a ser tratada, fazendo com que haja a libertação de substâncias analgésicas, a quebra de depósitos calcificados e a formação de uma nova vascularização. Originariamente desenvolvida para o tratamento de cálculos renais, desde o ano de 1991 as ondas acústicas têm vindo a ser muito utilizadas na especialidade de ortopedia para desintegração de calcificações e desinflamações de tendões.

Na área da estética tem sido uma verdadeira revolução, tanto para os especialistas, como para os pacientes. Vários estudos levaram à observação clínica para avaliar os efeitos de ondas acústicas no campo da dermatologia. Verificou-se que esta terapia constitui o primeiro método não invasivo de tratamento que assegura uma resolução eficaz e durável da fragilidade do tecido conjuntivo e particularmente no tratamento da celulite.  Pode ser utilizado como método preventivo ou como método para inverter, diminuir e eliminar os sinais visíveis da celulite. Combate ainda a perda da elasticidade da pele.

A terapia de ondas sonoras (acústicas) permite assim uma suavização e rejuvenescimento da pele, melhoria generalizada do “aspeto casca de laranja”, eliminação de depósitos de gordura, refirmação do tecido conjuntivo e redução da circunferência das regiões do corpo afetadas. Além disso, o processo aumenta a oxigenação local, melhora a circulação sanguínea na região e promove a drenagem de líquidos e toxinas retidos no organismo.

Desde a 1ª sessão que os resultados são notórios na diminuição da celulite e melhoria da textura da pele e perda de volume, mas, como em todos os tratamentos, cada caso é um caso.

Os efeitos bioquímicos das ondas de choque causam a libertação de radicais livres de comportamento intracelular e resultam num aumento do controlo de tecido inflamatório, especialmente para aumentar a resposta celular em caso de inflamação.

As ondas sonoras são transformadas em ondas mecânicas que causam a descompressão dos vasos linfáticos e sanguíneos, promovendo a drenagem da água estagnada e as toxinas, melhorando irregularidades e a aparência granular das “covinhas” e das depressões da pele geralmente intituladas de “casca de laranja”. Além do tratamento da celulite, a terapia das ondas acústicas permite a remodelação corporal e a tonificação muscular.

Estudos científicos da Medical School, na Suíça, comprovam que este tratamento permite reduzir 82% do volume, desaparecimento do efeito “casca de laranja” em 99% dos casos, aumento da elasticidade da pele da área tratada em 95% dos casos e redução de 2,5 a 7 centímetros nas coxas. O grau de satisfação dos pacientes é promissor, segundo alguns estudos internacionais, com uma eficácia a longo prazo, superior a três meses após o tratamento.

Perguntas Frequentes

Na área de medicina estética, esta terapia é recomendada para o tratamento da celulite e flacidez, tendo também bons resultados na diminuição da gordura. É usualmente administrado em ambiente hospitalar ou em clínicas estéticas especializadas, como é o caso da clínica MyMoment. É aplicado gel condutor nas áreas a tratar para assegurar que as ondas sonoras acústicas são introduzidas no corpo, sem perda de energia. O tratamento é totalmente indolor, confortável e seguro, no entanto ouvirá um som alto.

Somente a área focada receberá a acção das ondas acústicas. Este tratamento não provoca nenhuma reação adversa. Na Consulta de Avaliação, decidir-se-á o número de sessões adequado a cada paciente.

As zonas para a realização deste tratamento são habitualmente a: abdominal, cintura, braços, costas, glúteos, joelhos, coxas, pernas, pescoço e duplo queixo.

Após a terapia, pode ocorrer um discreto edema e um formigueiro temporário na área tratada. Pode ainda ocorrer vermelhidão no local da aplicação que desaparece no máximo numa semana. No entanto, não existem complicações ou efeitos colaterais relatados na literatura científica e médica de mais de 50 mil pacientes tratados em todo o mundo.

O uso deste tratamento não é recomendado a pacientes com infecções ativas, tumores malignos ou benignos na área a tratar, pacemaker, implantes metálicos no local da aplicação, gravidez e amamentação, áreas inflamadas e infeções ativas ou outras particularidades, a analisar na consulta inicial de avaliação.

Por se tratar de um tratamento não invasivo, o tempo de recuperação é inexistente.

Não há um limite de sessões, sendo avaliado caso a caso. No caso da celulite, dependendo do seu grau, aconselham-se entre 10 a 14 sessões.

Cada sessão demora aproximadamente trinta minutos. Os efeitos causados pelas ondas acústicas iniciam-se imediatamente e provocam reações nos tecidos durante cerca de três meses.

Higiene alimentar adequada, ingestão de 2 litros de água por dia, eletroterapia e/ou pressoterapia, drenagem linfática, ingestão de dois litros de água, prática de exercício físico até duas vezes por semana e a aplicação de um creme ou cosmético adequado. Siga à risca as recomendações do técnico responsável pelo seu tratamento e verá os resultados!

Media

Cláudia Borges fala sobre diversos tratamentos que faz na MyMoment
As Ondas Acústicas no tratamento da Celulite e Flacidez
Alexandra Fernandes fala sobre as Ondas Acústicas e a Celulite
A Mariana Vicente, blogger da Womyn’s, fala sobre Ondas Acústicas