Menu

Oleosidade

Pele brilhante: como tratar

Manter a pele bonita e saudável não é tarefa simples, especialmente se esta for oleosa. A oleosidade da pele é uma das maiores preocupações de homens e mulheres de todas as idades. Os poros dilatados, a pele brilhante e até por vezes a presença de microcravos e espinhas, conferem à pele um aspeto desagradável, condicionando em muito a nossa auto-estima.

Ver mais

As consequências ultrapassam largamente o simples ponto de vista estético, já que o excesso de sebo muitas vezes conduz a uma hiperqueratinização, que leva a formação de microcravos, pela oclusão do orifício pilossebáceo. Estes microcravos são um dos locais preferidos para um desenvolvimento acelerado da flora bacteriana.

Este tipo de pele é tipicamente caracterizado pelo efeito de pele brilhante que surge ao longo do dia, bem como pele congestionada, espessa, incluindo comedões e milliuns nas zonas de pele oleosa.

Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética.  Porém, existem outros factores que podem contribuir com o aumento de actividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, exposição excessiva de sol, variações climáticas, medicação, stress e alimentação inadequada. A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao suor (libertado através dos poros) e pelo aumento da oleosidade da pele causado pelo calor.

Testemunhos