Menu

Mesoterapia

Uma técnica médica, aliada contra a celulite

A mesoterapia é um tratamento com fins estéticos e terapêuticos, sendo frequentemente utilizada no tratamento da celulite, gordura localizada e eliminação das toxinas presentes no organismo.

A técnica consiste na aplicação de microinjeções de substâncias liporedutoras em determinadas áreas do corpo previamente identificadas como áreas problemáticas.

Ver mais

Esta técnica francesa criada em 1952 pelo médico Michel Pistor é reconhecida como uma especialidade médica desde o ano de 1987.

O método, não cirúrgico, consiste na aplicação direta de medicamentos no local a ser tratado. Com isto, ocorre uma maior absorção do que se estes fossem administrados por via oral, aumentando desta forma aumenta a eficácia da terapia.

Através da inserção de algumas agulhas, o fármaco é depositado exatamente no local a ser tratado. As agulhas utilizadas são muito finas. Os fármacos injetados, promovem a degradação dos depósitos de celulite e gordura. Desta forma, a sua silhueta é remodelada, melhorando o seu aspeto e contornos.

Muitas pessoas submetem-se à técnica com o intuito de reduzir a celulite e a gordura localizada. No entanto a mesoterapia promove igualmente uma melhoria do aspeto e textura da pele, uma vez que provoca um efeito tensor, o que vai estimular a cicatrização e a produção de colagénio.

O modo de administração local e a escolha da mistura dos medicamentos a usar é o que permite que este tratamento seja tão eficaz. É por isso também importante que escolha profissionais certificados e competentes na seleção dos fármacos mais adequados ao seu caso.

É ainda indicada no tratamento de patologias da pele, músculos, articulações e tendões, sendo por isso muito utilizada em várias áreas da medicina, além da estética, como a medicina desportiva, reumatologia ou angiologia.

Conheça o plano de tratamentos mais adequado para si, através da consulta com os especialistas que temos ao seu dispor na clínica MyMoment.

Perguntas Frequentes

A mesoterapia atua sobre o sistema nervoso e os tecidos macios de forma a melhorar a circulação sanguínea, com o objetivo de absorver o produto utilizado e atingir os efeitos desejados na redução da celulite e gordura localizada.

Normalmente são necessárias várias sessões de tratamentos, realizadas uma a duas vezes por semana, para se obterem os resultados desejados, raramente ultrapassando uma dezena. Na clínica MyMoment receberá o aconselhamento sobre o número adequado de sessões para o seu caso, de forma totalmente individualizada e personalizada.

No final da terapia, será bem visível a firmeza e a suavidade do pele bem como a atenuação do efeito “casca de laranja” provocada pela celulite e a diminuição de alguns centímetros de volume. A mesoterapia deve ainda ser associada a uma dieta saudável e à prática regular de exercício físico.

Pelo facto de o tratamento se tratar de um procedimento com agulhas, o paciente pode experimentar algum desconforto durante a aplicação. Para minimizá-lo, são utilizados anestésicos tópicos e é aplicado gelo no local.

Sim. Não podem submeter-se ao tratamento pacientes que apresentem quadro de infeção no local da aplicação ou com histórico de hipersensibilidade a algum componente da fórmula, devido ao risco de reação alérgica.

Pelo facto de o tratamento ser um procedimento com agulhas, deve evitar-se o uso do ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios orais dias antes da sessão, prevenindo o surgimento de possíveis hemorragias. No pós-procedimento, deve evitar ainda a exposição solar em caso de equimose e massagens com cremes anticoagulantes. O tratamento permite o retorno imediato às atividades diária

Sim, é possível realizar o tratamento através da mesoterapia durante o Verão. No entanto, como em qualquer tratamento com agulhas, há o pequeno risco de se atingir algum vasinho e causar uma leve equimose. Caso isso aconteça, enquanto o local estiver “roxo”, deve evitar-se a exposição ao sol.