Menu

Manchas

Distúrbio de pigmentação na pele do corpo

As manchas surgem por influência de vários fatores, nomeadamente pelas alterações cutâneas provocadas pelo envelhecimento e raios UV, resultantes da exposição solar.

Estas alterações levam ao descontrolo da produção de melanina (substância responsável pela coloração da pele) que se distribui de forma irregular, dando origem às típicas manchas. As manchas são frequentes no corpo e tendem a acentuar-se com o passar do tempo.

Ver mais

O melasma é um distúrbio de pigmentação caracterizado por manchas escuras que aparecem predominantemente em áreas do corpo expostas ao sol e, apesar de não representarem qualquer problema interno, por se tratarem de manchas em áreas visíveis, passam a incomodar. É mais comum em mulheres (cerca de 90% dos casos diagnosticados) entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens.

Podem ser agrupadas em 3 tipos, dependendo da localização das mesmas. Melasma epidérmico, quando há depósito aumentado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele); melasma dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos; e misto, quando se tem excesso de pigmento na epiderme e na derme.