Menu
  • info@mymoment.pt
  • 21 894 94 94

Drenagem Linfática Manual

Uma técnica de massagem para ajudar a drenar o corpo

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem, cujo objetivo era encontrar uma forma de estimular o sistema linfático a funcionar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos.

A drenagem linfática foi desenvolvida pelo médico dinamarquês Emil Vodder em 1932 e é um dos tratamentos que mais permite reduzir a retenção de líquidos, eliminando também as toxinas do organismo.

Ver mais

Como o próprio nome indica, é uma massagem que estimula o sistema linfático do indivíduo fazendo com que o mesmo trabalhe de forma mais acelerada e contínua. Esta massagem, perfeita para as mulheres, ajuda a queimar calorias, reduzir volume, desinchar e combater a celulite. Além destes benefícios, existem muitos outros.

A drenagem linfática tem a capacidade de retardar o envelhecimento, pois os tecidos celulares beneficiam de uma eliminação de resíduos permitindo-lhes assim uma melhor absorção dos nutrientes. Tem ainda uma ação relaxante e tranquilizante dando uma agradável sensação à totalidade do corpo.

Este tipo de massagem pode ser realizado com as mãos ou através do recurso a aparelhos específicos. No entanto, quando realizada manualmente, é uma técnica mais eficaz, pois permite que o terapeuta se foque nas áreas de maior necessidade e tenha uma melhor perceção da evolução do tratamento.

Quando é realizada através de massagem, consiste em efectuar movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos.

A drenagem linfática é ainda fundamental no período pós-operatório. Após uma cirurgia, o paciente normalmente retém uma quantidade de líquido maior do que o corpo consegue drenar, e por isso a drenagem linfática é necessária com o objetivo de reduzir a retenção hídrica, melhorar a circulação sanguínea e até aliviar as dores. A massagem também auxilia na remoção de hematomas, redução de fibrose, acelera o processo de cicatrização e recuperação pós-operatório, aumentando a hidratação e nutrição celular.

Perguntas Frequentes

A drenagem é indicada para perde de volume, no combate e prevenção da celulite e gordura localizada. Também é indicada para a recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias plásticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia de abdómen e rosto). Nesses casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando a recuperação. É um dos tratamentos mais recomendados pelos cirurgiões plásticos como complemento de uma cirurgia plástica e para que a recuperação do paciente seja mais rápida e eficaz, atuando inclusivamente como analgésico pós-operatório.
A massagem também é indicada para casos de má circulação sanguínea, varizes, tensão muscular, enxaqueca, hipertensão e até sinusite. Além disso, por estimular o sistema nervoso parassimpático e ter a capacidade de ativar o sistema imunitário é ótima para relaxar e afastar o stress.

O método é contraindicado apenas para quem sofre de insuficiência renal, trombose, e pacientes portadores de tumores no sistema linfático.

Desintoxica o organismo, elimina líquidos acumulados no organismo, ativa o sistema imunitário, atua como analgésico, alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas e auxilia no tratamento da celulite.

Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos acumulados entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, através de variados movimentos suaves, fazê-los movimentar-se para que sejam eliminados.
A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, uma vez que a linfa corre na superfície da pele, o seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A ideia é que seja inclusivamente relaxante, causando bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis e causar um pouco de desconforto em alguns momentos mas por norma é um tratamento que confere bem-estar aos pacientes.

A massagem modeladora é realizada com maior pressão, pois tem como finalidade alcançar a camada de tecido adiposo (gordura) e modelá-la. A Drenagem Linfática é uma massagem mais leve com a finalidade de tirar do organismo o excesso de toxinas e líquido acumulado. Só existe uma maneira de fazê-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais.

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma “limpeza interna”. É também responsável por levar oxigénio, substâncias nutritivas e hormonas aos tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.
Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, está dependente de forças externas, tais como a gravidade. As manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para que a sua circulação se faça de forma eficiente.  Com a massagem é favorecido o seu deslocamento.

Depende do que se espera do tratamento. Para reduzir a retenção líquida e favorecer a eliminação de toxinas, a drenagem oferece bons resultados. Para pacientes com celulite  e gordura localizada mais graves, assim como resultados duradouros, é recomendado associar o tratamento à mudança de hábitos alimentares, à prática de atividade física e tratamentos estéticos.