Menu
  • info@mymoment.pt
  • 21 894 94 94

Lipoaspiração e Lipoescultura

Remoção de gordura localizada em excesso e modelação corporal

Um corpo bonito, torneado e livre da inestética acumulação de gordura é o desejo de inúmeras mulheres e homens, que encontram na lipoaspiração ou lipoescultura a solução imediata e ideal para obter um corpo com que sempre sonharam.

A lipoaspiração é particularmente indicada para resolver o problema dos depósitos de gordura que, quer através de regimes alimentares, quer através de exercícios, mesmo localizados, dificilmente são corrigidos.

Ver mais

Não substitui a necessidade de adequação da dieta ou a prática de exercício físico, mas é um forte aliado. Pode ser realizada em várias zonas do corpo, com maior ou menor extensão. O cirurgião plástico determinará, em conjunto com o paciente, quais a áreas a tratar e se as mesmas podem ser combinadas numa única intervenção cirúrgica.

Algumas das áreas nas quais se pode fazer lipoaspiração são o abdómen, pescoço, coxas, costas, glúteos, flancos, entre outras.

Quando realizada por uma equipa cirúrgica credenciada e em local adequado (bloco operatório), é um procedimento muito seguro, que tem um elevado grau de eficácia na remoção da gordura localizada e, portanto, de satisfação dos pacientes.

A lipoescultura é uma técnica cirúrgica de modelação corporal, baseada na lipoaspiração, que permite criar cinturas definidas ou finas e glúteos arrebitados, por meio da redistribuição da gordura, retirada de outras áreas do corpo. Nesta cirurgia, o corpo é trabalhado progressivamente pelo cirurgião que, tal como um escultor, realiza um trabalho de modelação e definição do contorno corporal, para tornar o corpo mais harmonioso e com as formas desejadas. É baseada na técnica lipoaspiração tradicional, mas reutiliza a gordura do próprio corpo reintroduzindo-a noutras zonas, para obter melhores resultados na definição da silhueta corporal. A gordura que é retirada de algumas zonas do corpo, onde é inestética, pode ser reutilizada em outras áreas, onde se pretende obter uma maior projeção ou uma modelação mais harmoniosa. A lipoescultura é portanto uma cirurgia mais completa e demorada que uma lipoaspiração tradicional.

 

Cuidados pré-cirúrgicos

É importante programar a vida diária e social respeitando os cuidados necessários para a realização da cirurgia. O paciente deverá apresentar boas condições de saúde para realizar a intervenção. Na consulta médica, é realizada uma avaliação física completa, onde são solicitados exames complementares de diagnóstico e análises laboratoriais. É de extrema importância avisar o cirurgião plástico caso o paciente apresente sintomas de gripe ou se sinta indisposto antes da cirurgia.

O médico deve ser informado sobre os medicamentos que habitualmente toma porque alguns deles devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes, os anti-inflamatórios ou quaisquer outros que possam aumentar o risco de hemorragias.

É fundamental que nas 8 horas antes da cirurgia se faça jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. Os fumadores devem suspender hábitos tabágicos antes e depois da cirurgia até que a cicatrização normalize. Pessoas com diagnóstico de depressão devem avisar o médico durante a consulta de avaliação, para que sejam tomados os devidos cuidados.

O tempo de cirurgia, a anestesia a ser utilizada e todo o tipo de informações que deseje obter ser-lhe-ão indicados pelo cirurgião da clínica MyMoment.

 

Cuidados pós-cirúrgicos

O paciente deverá pedir a alguém que o acompanhe e fique consigo, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

Seguir as recomendações do médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização. Deve beber muita água. É fundamental o uso de uma cinta pós-cirúrgica durante as primeiras três semanas, durante o dia e noite. Nas três semanas seguintes é recomendado a utilização da cinta apenas durante o dia. Não deverá fumar durante o primeiro mês. E é muito importante que se inicie um protocolo de drenagens linfáticas ao fim de 5 dias após a cirurgia. Estas poderão ser feitas até duas vezes por semana, e permitiram a redução de edema e prevenção de formação de fibroses.

Dr. David Rasteiro

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e especialista em cirurgia plástica, reconstrutiva e estética pelo Hospital de São José de Lisboa (Ordem dos Médicos 44930).

Entre os vários estágios internacionais realizados, destacam-se o estágio em Cirurgia Plástica e Estética na Clinica Pietà em Curitiba, Brasil, sob a orientação da Dra. Ruth Graf, vencedora de dezenas de prémios e homenagens e no Hospital de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo – Centrinho. Em Nova Iorque, dedicou-se  à reconstrução mamária no Memorial Sloan Kettering Cancer Center e realizou ainda um Fellowship Internacional em Cirurgia Plástica Facial na Holanda (Erasmus MC) e Suíça (Laclinic).

Ver mais

Dr. Nuno Maria

Com Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e inscrito na Ordem dos Médicos com a cédula profissional número 49635.
Tornou-se Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, após terminar a sua formação no Hospital de São José, hospital de referência a nível nacional. Neste hospital dedica-se predominantemente à cirurgia de reconstrução mamária, procedimento intrinsecamente ligado às técnicas utilizadas em cirurgia estética.

Ver mais

Perguntas Frequentes

A lipoaspiração é uma técnica da cirurgia plástica que, através de pequenas incisões onde são inseridas cânulas, permite a remoção de gorduras localizadas.
A lipoescultura é um termo que se aplica quando, após a remoção da gordura localizada através da lipoaspiração, se utiliza a mesma para reintroduzir noutras áreas do corpo, onde se pretende adquirir maior volume, melhorando assim o contorno corporal.

Em ambas as cirurgias, normalmente recorre-se a anestesia local e sedação. Em algumas situações, devido à quantidade de gordura a remover, pode ser necessária anestesia geral.

Neste caso, pesa o desejo do paciente e a avaliação do cirurgião. A lipoescultura é um conceito da lipoaspiração com uma visão geral das áreas a tratar e onde se pretende reduzir as gorduras mais inestéticas e difíceis de fazer desaparecer. Quando a indicação é apenas a aspiração de uma área mais específica, a escolha recai na lipoaspiração.

Normalmente não. No entanto, em alguns casos pode ser aconselhável, se se tratar de uma lipoaspiração mais extensa.

Os exames pré-operatórios que o cirurgião plástico recomendar são fundamentais, acompanhados de uma avaliação rigorosa das zonas a melhorar.

O paciente não deve descurar a utilização de uma cinta específica para a zona intervencionada sendo ainda fundamental a realização de massagens pós-operatórias.

Praticamente imperceptível, uma vez que se tratam de pontos de inserção da cânula muito pequenos.

Sempre que há gorduras localizadas e indesejadas, a lipoaspiração e a lipoescultura são um espectro de procedimentos aplicáveis a pessoas que pretendem uma remodelação corporal através de incisões mínimas e com resultados eficazes.

Testemunhos

Media