Menu
  • info@mymoment.pt
  • 21 894 94 94

Facelift ou Ritidectomia

Rejuvenescimento facial através do reposicionamento de tecidos

O facelift, lifting facial ou ritidectomia, é uma intervenção cirúrgica que permite um rejuvenescimento facial através da remoção do excesso de pele e do reposicionamento dos tecidos que estão abaixo da pele (músculo e gordura). Este procedimento permite obter um aspeto mais firme da face, menos flácido, com atenuação dos sulcos e eliminação das inestéticas rugas.

Ver mais

Se está incomodado com sinais de envelhecimento no seu rosto, e se pretende eliminar o ar “pesado” e “cansado”, dando uma outra vida e expressão ao seu rosto, esta cirurgia pode ser a mais indicada para si.

Existem variantes do facelift, tais como o mini liftlift médio, lift endoscópico, entre outros, que são procedimentos cirúrgicos da mesma família, que abrangem áreas distintas do rosto ou são feitos com recurso a diferentes técnicas cirúrgicas. A escolha da técnica depende das expetativas do paciente e da concertação conjunta com o cirurgião plástico.

Sendo a face o elemento mais visível do corpo, ao longo de todo o ano, é essencial que o facelift seja um procedimento executado por um cirurgião plástico qualificado, com especial experiência em procedimentos faciais, que lhe transmita a confiança necessária para a obtenção de um resultado final harmonioso e que corresponda às suas expectativas.

Existem ainda outros procedimentos que podem ser realizados para potenciar o resultado do facelift, como as técnicas de peeling, dermabrasão ou laser, para melhorar a tonalidade e a textura da pele da face, assim como a redução de rugas por preenchimento.

Cuidados pré-cirúrgicos

É importante que programar a vida diária e social respeitando os cuidados necessários para a realização da cirurgia. O paciente deverá apresentar boas condições de saúde para realizar a intervenção.

Na consulta médica, é realizada uma avaliação física completa, onde são solicitados exames laboratoriais.

O médico deve ser informado sobre os medicamentos que habitualmente toma porque alguns deles devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes, os anti-inflamatórios ou quaisquer outros que possam aumentar o risco de hemorragias.

É fundamental que nas 8 horas antes da cirurgia se faça jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos.

É ainda fundamental parar de fumar antes da cirurgia e evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos “naturais”, pois podem aumentar o risco de hemorragias durante a cirurgia.

É natural que se sinta um pouco ansiosa/o, que fique stressado na fase pré-operatória ou relativamente às suas expectativas. Discuta todas as suas questões com o seu cirurgião plástico.

A primeira etapa da cirurgia é a administração da anestesia para seu conforto. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. O cirurgião plástico que irá operá-lo escolherá a melhor solução, adequada ao seu caso.

Segue-se a fase da incisão. Dependendo do grau de mudança que pretenda atingir, as suas opções de cirurgia incluem um lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional, muitas vezes, começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo.

Uma alternativa ao facelift tradicional utiliza incisões menores na região em torno da orelha e, possivelmente, dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. A papada, a pele flácida no pescoço e a acumulação de gordura sob o queixo podem ser corrigidos com lifting de pescoço.

A incisão de lifting de pescoço começa, muitas vezes, na frente do lóbulo da orelha, passando por trás da orelha, terminando na parte inferior do couro cabeludo. Uma vez cicatrizada a pele, as linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido. Abordam-se os locais com maior flacidez cutânea, nomeadamente restaura-se a normal posição da sobrancelha, da maça do rosto e do contorno mandibular com evidentes efeitos na região periodal e peribucal. Introduzem-se as suturas internas necessárias para rejuvenescer a face e posterior encerra-se a pele com todo o cuidado.

Quando o procedimento for finalizado, pode ser colocada uma faixa compressora delicadamente em torno do seu rosto para minimizar o inchaço e os hematomas. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluidos que possam ser acumulados.

Normalmente, os resultados desta cirurgia surgem ao fim de um mês após a cirurgia, com a regressão do edema (inchaço) e das equimoses (nódoas negras). O resultado final não só rejuvenesce a aparência, deixando-a/o mais jovem e descansada/o, mas pode também ajudar na recuperação da autoestima.

Cuidados pós-cirúrgicos

Recomenda-se a aplicação de gelo no período pós-cirúrgico por forma atenuar edemas (inchaços) decorrentes da cirurgia. Nas primeiras noites, deverá dormir com a cabeça discretamente elevada na almofada e manter-se com a face voltada para cima.

Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça e, até seis meses, para que as linhasde incisão fiquem com uma aparência normal. A proteção solar permanente é fundamental e ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o envelhecimento ou os danos do sol.

É recomendado que não fume nos dias posteriores à cirurgia, assim como não é recomendado fazer esforços que ponham em causa a correta cicatrização das suturas. Além disso, um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados obtidos com a cirurgia, dando-lhe uma aparência rejuvenescida e jovem.

Dr. David Rasteiro

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e especialista em cirurgia plástica, reconstrutiva e estética pelo Hospital de São José de Lisboa (Ordem dos Médicos 44930).

Entre os vários estágios internacionais realizados, destacam-se o estágio em Cirurgia Plástica e Estética na Clinica Pietà em Curitiba, Brasil, sob a orientação da Dra. Ruth Graf, vencedora de dezenas de prémios e homenagens e no Hospital de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo – Centrinho. Em Nova Iorque, dedicou-se  à reconstrução mamária no Memorial Sloan Kettering Cancer Center e realizou ainda um Fellowship Internacional em Cirurgia Plástica Facial na Holanda (Erasmus MC) e Suíça (Laclinic).

Ver mais

Dr. Nuno Maria

Com Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e inscrito na Ordem dos Médicos com a cédula profissional número 49635.
Tornou-se Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, após terminar a sua formação no Hospital de São José, hospital de referência a nível nacional. Neste hospital dedica-se predominantemente à cirurgia de reconstrução mamária, procedimento intrinsecamente ligado às técnicas utilizadas em cirurgia estética.

Ver mais

Perguntas Frequentes

Todos os casos devem ser devidamente e cuidadosamente avaliados, um a um, pelo cirurgião plástico responsável.

É essencial ter uma pele cuidada e revitalizada. Suspender ou adequar a medicação consoante indicação do cirurgião plástico. Idealmente deverá susperder também a atividade tabágica (fumo ativo ou passivo).

Aproximadamente três horas.

Pode ser utilizada uma anestesia local com sedação ou anestesia geral. Ficando a decisão ao critério do médico-cirurgião.

Normalmente, é necessário um dia de internamento.

Ao fim de 3 a 4 semanas, após desaparecimento do edema e das equimoses.

Repouso, proteção solar e sessões de drenagem linfática. Devem ser evitadas atividades extenuantes que aumentem a pressão sanguínea durante duas semanas, assim como a ida a saunas e banhos turcos. Por forma a diminuir a inflamação, recomenda-se ainda, que o paciente mantenha a cabeça elevada nos dias seguintes à cirurgia.

Homens e mulheres descontentes com o envelhecimento do seu rosto que não coincide muitas vezes com a sua idade real. Normalmente, procuram-nos a partir da quinta década de vida.

O facelift é uma cirurgia com um efeito rejuvenescedor extraordinário, que muitas vezes é complementado com blefaroplastia superior e inferior, peelings ou preenchimentos de rugas.

Testemunhos

Notícias